Busca avançada
Ano de início
Entree

Potencial antileucêmico e mecanismos de ação de compostos bioativos em células primárias de leucemia mielóide aguda

Resumo

O presente projeto propõe o estudo dos efeitos da violaceína, um derivado indólico isolado da Chromobacterium violaceum, sobre células primárias de leucemia mieloide aguda (LMA) e a investigação dos mecanismos moleculares de ação associados à sobrevivência e morte celular, incluindo a análise de populações isoladas de células-tronco/progenitoras em sistemas de co-cultura com estroma. A esse respeito, em estudo piloto a violaceína demonstrou significativa inibição da formação de L-CAFCs em culturas de longa duração de células CD34+ isoladas de pacientes com LMA e células estromais MS5, assegurando a viabilidade e importância desta proposta. Além disso, a partir de resultados recentes obtidos em linhagens celulares depreende-se que um melhor conhecimento da atividade violaceína em sistemas capazes de mimetiza a inter-relação entre as células leucêmicas e o microambiente tumoral é fundamental. Neste sentido, sistemas de co-cultura de células MS5 e células de linhagens mieloides humanas serão empregados para a elucidação da atividade da violaceína sobre as vias de sinalização disparadas pela interação célula-matriz extracelular e seus efeitos sobre citoesqueleto, complementando os estudos em células primárias e contribuindo na melhor compreensão do papel do microambiente tumoral, em particular de vias de sinalização mediadas pela Wnt e ILK, na leucemogênese. Além do aspecto inovador do projeto sob o âmbito técnico, abrindo novas perspectivas de aplicações e avanços em caráter interdisciplinar, o enfoque bioquímico/molecular poderá validar não só o potencial farmacológico da violaceína, mas também das outras substâncias bioativas a respeito da predição dos efeitos colaterais e da terapia personalizada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JUSTO, GISELLE ZENKER; DURAN, NELSON. Action and function of Chromobacterium violaceum in health and disease: Violacein as a promising metabolite to counteract gastroenterological diseases. BEST PRACTICE & RESEARCH IN CLINICAL GASTROENTEROLOGY, v. 31, n. 6, p. 649-656, DEC 2017. Citações Web of Science: 2.
DURAN, MARCELA; PONEZI, ALEXANDRE N.; FALJONI-ALARIO, ADELAIDE; TEIXEIRA, MARIA F. S.; JUSTO, GISELLE Z.; DURAN, NELSON. Potential applications of violacein: a microbial pigment. MEDICINAL CHEMISTRY RESEARCH, v. 21, n. 7, p. 1524-1532, JUL 2012. Citações Web of Science: 37.
SANTOS DE SOUZA, ANA CAROLINA; JUSTO, GISELLE ZENKER; DE ARAUJO, DANIELE RIBEIRO; MARTINS CAVAGIS, ALEXANDRE D. Defining the Molecular Basis of Tumor Metabolism: a Continuing Challenge Since Warburg's Discovery. CELLULAR PHYSIOLOGY AND BIOCHEMISTRY, v. 28, n. 5, p. 771-792, 2011. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.