Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização e gênese de duripãs em uma topossequência dos tabuleiros costeiros, Conde-BA

Processo: 00/10919-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2001 - 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Celso Augusto Clemente
Beneficiário:Celso Augusto Clemente
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Sedimentologia  Gênese do solo  Cimentação do solo  Horizontes do solo  Duripã  Solo de tabuleiro costeiro  Conde (BA) 

Resumo

O projeto será desenvolvido nos Tabuleiros Costeiros, unidade morfológica que teve como principal material de origem os sedimentos terciários da Formação Barreiras e que, devido a diversos fatores, tem sido muito explorado ultimamente. Entretanto, o aparecimento de horizontes cimentados, denominados duripãs, tem causado sérias restrições ao uso agrícola de alguns solos, pois a formação desses pãs, em diferentes profundidades, ocasiona um impedimento físico à penetração das raízes e da água, limitando o volume de solo útil para as plantas. Será objetivo deste projeto esclarecer quais são os agentes cimentantes e quais são os principais processos que contribuíram na gênese de um duripã nas condições climáticas dos tabuleiros costeiros e, dessa forma, direcionar os manejos para uso agro-silvo-pastoril dessas áreas com o mínimo de degradação ambiental. Para isso, pretende-se analisar uma topossequência localizada no município de Conde - BA, e estudar a passagem do duripã, que se encontra no topo da vertente, para um Latossolo, a juante. (AU)