Busca avançada
Ano de início
Entree

Ocorrência, distribuição genômica e diversidade de seqüências de elementos transponíveis em espécies de Drosophila da fauna neotropical

Processo: 00/11313-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2001 - 30 de abril de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Claudia Marcia Aparecida Carareto
Beneficiário:Claudia Marcia Aparecida Carareto
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Insetos  Moscas  Drosophila  Polimorfismo genético  Retroelementos  Reação em cadeia por polimerase (PCR) 

Resumo

Este é um estudo da ocorrência, distribuição genômica e diversidade de seqüências de retrotransposons e de transposons em espécies dos grupos saltans e repleta de Drosophila, através de PCR, dot e southern blot. O estudo da estrutura e diversidade dos sítios de inserção dos elementos P e micropia em espécies dos grupos saltans e repleta, respectivamente, tem como objetivo avaliar o grau de atividade dos elementos e o polimorfismo interlinhagens. A comparação de linhagens recém-coletadas e antigas permitirá avaliar se os sítios de inserção e estrutura dos elementos mudaram ao longo do tempo. O estudo da ocorrência dos elementos hobo, I e copia será investigada em espécies do grupo saltans e, mariner, copia e gypsy, em espécies do grupo repleta, com o objetivo de esclarecer resultados conflitantes da literatura acerca da ocorrência ou não destes elementos nos dois grupos. O estudo da continuidade de um elemento dentro de um grupo permitirá avaliar a ocorrência de transferência horizontal de elementos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JULIANA P. DE CASTRO; NATHALIA DE SETTA; CLAUDIA MARCIA A. CARARETO. Distribution and insertion numbers of transposable elements in species of the Drosophila saltans group. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 29, n. 2, p. 384-390, 2006.
DE ALMEIDA‚ L.M.; CARARETO‚ C.M.A. Identification of two subfamilies of micropia transposable element in species of the repleta group of Drosophila. Genetica, v. 121, n. 2, p. 155-164, 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.