Busca avançada
Ano de início
Entree

Mapeamento da distribuição de selênio em território brasileiro por meio da análise de alimentos nativos: cebola (Allium cepa L), carne bovina e águas para consumo humano

Processo: 00/11699-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2001 - 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Silvia Maria Franciscato Cozzolino
Beneficiário:Silvia Maria Franciscato Cozzolino
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Alimentos fortificados  Selênio  Cebola  Carnes e derivados  Água  Espectrometria de massas 

Resumo

O objetivo deste trabalho é determinar a concentração de selênio e caracterizar quimicamente seus compostos na cebola (Allium cepa L), carne bovina e na água para consumo humano. O interesse crescente na obtenção de dados sobre selênio é decorrente de sua importância para a saúde humana na prevenção de doenças crônico-degenerativas, resistência do sistema imune, combate a radicais livres e detoxificante para indivíduos expostos a alta contaminação por mercúrio. O primeiro passo será mapear as principais áreas de cultivo de cebola (Allium cepa L), assim como a criação de gado, e os principais mananciais fontes de água para consumo humano. As amostras coletadas serão analisadas quantitativamente para selênio por fluorimetria e espectrometria de absorção eletrotécnica (AAS) por fomo de grafite; qualitativamente os compostos de selênio serão caracterizados quimicamente por meio de Espectrometria de Alta Resolução por Plasma Induzido (ICP-MS). Espera-se que este trabalho sirva como base de dados para o diagnóstico da distribuição de selênio em diferentes regiões brasileiras, orientando as autoridades sanitárias e os profissionais da área na elaboração de programas preventivos e políticas de saúde. Estas informações serão pioneiras na América do Sul e poderão direcionar pesquisas futuras nesta área no Brasil. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SHALTOUT‚ A.A.; CASTILHO‚ I.N.B.; WELZ‚ B.; CARASEK‚ E.; GONZAGA MARTENS‚ I.B.; MARTENS‚ A.; COZZOLINO‚ S.M.F. Method development and optimization for the determination of selenium in bean and soil samples using hydride generation electrothermal atomic absorption spectrometry. Talanta, v. 85, n. 3, p. 1350-1356, 2011.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.