Auxílio à pesquisa 09/08241-1 - Discurso, Práticas discursivas - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

III Seminário Internacional de Lingüística da Cruzeiro do Sul - III SIL

Processo: 09/08241-1
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Guaraciaba Micheletti
Beneficiário:Guaraciaba Micheletti
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Discurso  Práticas discursivas  Análise do discurso  Enunciação  Linguística textual  Ensino 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Discurso | Discurso | Ensino | enunciaçào | Linguística Textual | Práticas discursivas | Análise do Discurso; Linguística Textual; Ensino

Resumo

O Programa de Mestrado em Linguística da UNICSUL propõe o III SIL, a realizar-se de 17 a 21 de agosto de 2009, com o objetivo de possibilitar ampla discussão acadêmica e científica sobre discurso, texto e ensino de língua, promovendo o intercâmbio das pesquisas desenvolvidas em diferentes Universidades do país e do exterior.Com o tema "Texto, discurso e ensino", espera contribuir, de forma profícua, para o aprofundamento de estudos nas áreas de análise do discurso, semântica, enunciação, gramática, ensino e práticas discursivas em sala de aula. No programa há uma conferência de abertura, cinco mesas redondas, 23 simpósios, apresentação de pôsteres e 07 minicursos. As mesas redondas, em seu conjunto, abarcam as várias linhas de pesquisa em Linguística voltadas para discurso, texto e ensino de língua; os simpósios, bem como os minicursos, dedicam-se a temas como o desenvolvimento da linguagem, a gramática, a interação e os gêneros textuais, práticas discursivas no ensino (leitura e escrita), entre outros. A conferência, no dia 17.08.09, estará sob responsabilidade da Profa. Dra. Diana Luz Pessoa USP/UPM e as mesas-redondas ocorrerão no período da manhã, os simpósios e os minicursos, à tarde. São as seguintes as mesas-redondas:1. Leitura e escrita em diálogo no ensino de língua (pesquisadores Sylvie Plane, Maria Inês B. Campos, Sueli C. Marquesi, Ana Lúcia T. Cabral). 2.Diversidade: leitura e escrita em destaque (pesquisadores) Dermeval da Hora, Leonor L. Fávero, Anna C. Bentes, Maria Valíria A. de M. Vargas). 3. Linguagem e discurso da pessoa idosa (pesquisadores: Maria da Graça Castro Pinto, Ana Paula Mackay, Letícia Lessa Mansur, Irenilde P. dos Santos).4. Texto, gramática e ensino (pesquisadores: Prof. Dr. Paulo Osório, M. H. de Moura Neves, Luiz Carlos Travaglia, Magalí E. Sparano). 5. Perspectivas da AD para o ensino de leitura e escrita (pesquisadores: Beth Brait, José Luiz Fiorin,G. Micheletti). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)