Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência dos hormônios sexuais femininos sobre a expressão de enzimas pró e antioxidantes na microcirculação mesentérica de ratas espontaneamente hipertensas (SHR)

Processo: 00/12141-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2001 - 30 de setembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Cardiorenal
Pesquisador responsável:Maria Helena Catelli de Carvalho
Beneficiário:Maria Helena Catelli de Carvalho
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Endotélio  Hipertensão  Hormônios sexuais femininos  Estrógenos  Antioxidantes  Expressão gênica 

Resumo

Estudos epidemiológicos têm demonstrado que mulheres na pré-menopausa são menos predispostas a desenvolver hipertensão arterial do que homens ou mulheres após a menopausa, sendo atribuído aos hormônios sexuais femininos a proteção contra a hipertensão. Demonstramos em nosso laboratório que o estrógeno pode estar promovendo esta proteção através da diminuição da disfunção endotelial em fêmeas hipertensas, modulando a síntese/liberação de fatores relaxantes (EDRFs) e contráteis (EDCFs) derivados do endotélio. Além disso, resultados recentes obtidos em nosso laboratório e dados encontrados na literatura têm demonstrado que o estrógeno também exerce papel modulatório na geração/concentração de radicais livres. Sendo assim, este projeto possui a finalidade de compreender melhor os mecanismos pelos quais este hormônio exerce seu efeito antioxidante, avaliando se modificações da expressão gênica de enzimas pró-oxidantes, como a ciclo oxigenase, NADH/NADPH e xantina oxidases e da enzima antioxidante superóxido dismutase estariam contribuindo para o efeito antioxidante e conseqüentemente protetor do estrógeno. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
R.C. TOSTES; D. NIGRO; Z.B. FORTES; M.H.C. CARVALHO. Effects of estrogen on the vascular system. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 36, n. 9, p. 1143-1158, Set. 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.