Busca avançada
Ano de início
Entree

Degradação microbiológica de toras de eucalipto por Lentinula edodes

Processo: 00/12424-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2001 - 31 de agosto de 2003
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Adriane Maria Ferreira Milagres
Beneficiário:Adriane Maria Ferreira Milagres
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Basidiomycota  Cogumelos Shiitake  Árvores florestais  Eucalipto  Biodegradação ambiental  Quelantes 

Resumo

O enorme potencial de aplicação dos fungos ligninoliticos deriva das propriedades de seu sistema enzimático, porém teorias recentes descrevem a participação de compostos de baixa massa molar nos estágios iniciais da degradação da matriz lignocelulósica, desorganizando a parede da célula vegetal facilitando a entrada das enzimas. Atualmente a indústria de celulose enfrenta um enorme problema no que diz respeito à remoção de cepas e restos culturais na área de colheita o que dificulta o plantio mecanizado, além de ser economicamente inviável e antiecológico. Neste contexto, este trabalho visa tratar cepas de eucalipto com o fungo Lentinus edodes e estudar a produção de enzimas e de compostos não enzimáticos durante o tratamento. O êxito deste trabalho dependerá principalmente da compreensão dos mecanismos de degradação da madeira, o efeito de cada uma sobre a perda de componentes da matriz lignocelulósica durante o seu pré-tratamento. Os ensaios serão realizados no campo, onde os microrganismos serão depositados sobre as cepas. Aliado a esse beneficio pretende-se obter o shiitake, um produto saboroso, nutritivo, a um custo baixo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA‚ EM; MACHUCA‚ A.; MILAGRES‚ AMF. Evaluating the growth and enzyme production from Lentinula edodes strains. Process Biochemistry, v. 40, n. 1, p. 161-164, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.