Busca avançada
Ano de início
Entree

XIV colóquio brasileiro de dinâmica orbital

Processo: 08/05020-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Organização de Reunião Científica
Vigência: 17 de novembro de 2008 - 21 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astronomia de Posição e Mecânica Celeste
Pesquisador responsável:Silvia Maria Giuliatti Winter
Beneficiário:Silvia Maria Giuliatti Winter
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Site do evento:http://www.feg.unesp.br/cbdo/
Tipo de evento: Colóquio
Instituição promotora: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Faculdade de Engenharia
Abrangência geográfica: Nacional
Objetivo: Congregar pesquisadores que trabalham na área de dinâmica orbital, envolvendo físicos, matemáticos e engenheiros cujos trabalhos utilizam técnicas similares nas áreas de astronomia dinâmica, dinâmica espacial e controle, satélites artificiais, mecânica celeste, ciências planetárias, sistemas dinâmicos e caos.
Assunto(s):Sistemas dinâmicos  Dinâmica orbital  Mecânica celeste  Satélites artificiais 

Resumo

A programação do CBDO2008 consta de 2 mini-cursos, 5 palestras convidadas, apresentações orais de 16 trabalhos e aproximadamente 100 apresentações em forma de pôsteres, além de uma mesa redonda sobre o tema "Programa de Satélites no PNAE". Após a comissão organizadora ter realizado um levantamento dos tópicos de interesse da comunidade esses dois mini-cursos e as cinco palestras foram selecionadas. O mini-curso intitulado "Stellar occultations by tenuous atmosphere" apresentará os seguintes tópicos: métodos e experimentos científicos e perspectivas futuras incluindo ocultações estelares por objetos Trans-netunianos e seus satélites; e o mini-curso "The Earth orbiting space debris" abordará os seguintes tópicos: como os debris são observados e detectados, a dinâmica que governa esses objetos, os métodos utilizados para analisar a probabilidade de colisões entre debris e satélites artificiais e os métodos desenvolvidos para estudar a sua evolução e possíveis estratégias capazes de controlá-los ou reduzir o risco de colisão.Em relação às palestras os temas abordados serão: 1) "Astrometric issues related to stellar occultations by Pluto and its Satellites", 2) "Some topics on formation flying", 3) "On ring systems around a central body", 4) "Planetary Migration in Gaseous Protoplanetary Disks" e 5) "Long term evolution of the collision risk for MEO spacecraft" .A Mesa Redonda, com a participação do Dr. Thyrso Villela, diretor da área de satélites da AEB - Agência Espacial Brasileira, e outros representantes da AEB, terá como tema o "Programa de Satélites no Programa Nacional de Atividades Espaciais-PNAE".Os trabalhos com apresentação oral serão aqueles trabalhos concluídos ou em fase final de conclusão, enquanto os trabalhos em fase preliminar, com resultados parciais, serão apresentados na forma de poster. (AU)