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III CBEE congresso brasileiro de educação especial

Processo: 08/08519-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Organização de Reunião Científica
Vigência: 02 de dezembro de 2008 - 05 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Amélia Almeida
Beneficiário:Maria Amélia Almeida
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial  Inclusão  Formação de professores 

Resumo

O Programa do evento prevê a realização de 16 mesas redondas, 8 simpósios e 45 mini-cursos, apresentação de trabalhos em pôsteres, comunicações orais, lançamento de livros e reunião da ABPEE. As atividades foram planejadas com o propósito de tentar atender às diferentes expectativas e necessidades dos diferentes profissionais da comunidade acadêmica e dos profissionais da área de Educação Especial. Resumo da Programação: MESA DE ABERTURA: Educação Especial no Brasil: As contribuições do PPGEEs e da ABPEE. MESAS REDONDAS: 1. Tutoria em Educação Física; 2. Políticas de Inclusão Escolar; 3. Os desafios da Educação Inclusiva para alunos surdos; 4. Esporte Adaptado; 5. Superdotação/Altas Habilidades; 6. Inclusão, diversidade & multiculturalidade: realidades (im)possíveis; 7. Múltipla deficiência; 8. Panorama do Movimento das Pessoas em situação de Deficiência no Brasil; 9. A criança com deficiência mental cresceu e agora?; 10. Perspectivas Internacionais de Inclusão Escolar; 11. A formação do professor para a inclusão: Espaço-tempo de diálogo com todos e para todos; 12. Inclusão do Surdocego; 13. Brasil inclusivo: panorama de inclusão escolar nas diferentes regiões do país; 14. Formação de Professores: Caminhos e Descaminhos; 15. Estimulação, avaliação e orientação e mobilidade: aspectos fundamentais para a intervenção em crianças com deficiência visual; 16. Deficiência, Estado e Educação; SIMPÓSIOS: 1. Inclusão social: A formação da pessoa com deficiência mental para o trabalho; 2. Novas Tecnologias e Educação Especial; 3. Sexualidades, deficiências & afetividade: questões de gênero e identidade; 4. Aprendizagem de habilidades complexas através de ensino informatizado por pessoas com deficiência mental; 5. Comunicação Alternativa e Ampliada; 6. A Escola que protege: capacitação de professores para o enfrentamento da violência; 7. Avanços recentes na pesquisa com autismo e 8. Ensino de leitura e escrita para portadores de deficiência mental. (AU)

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