Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da recuperação e purificação do ácido lático do meio de cultivo produzido por micro-organismos isolados para produção de plásticos biodegradáveis

Processo: 10/52416-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOEN - PITE
Vigência: 01 de março de 2012 - 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Convênio/Acordo: BRASKEM
Pesquisador responsável:Jonas Contiero
Beneficiário:Jonas Contiero
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Empresa:Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Instituto de Biociências (IB)
Município: Rio Claro
Assunto(s):Polimerização 

Resumo

Esse projeto visa dar continuidade a um projeto financiado pela Fapesp de número 2009/00142-4, onde foram isolados micro-organismos potenciais produtores de isômeros de ácido lático d(-), l(+) e dl. Como é do conhecimento esses isômeros são utilizados na síntese de polímeros empregados na produção de uma vasta gama de materiais resistentes e biodegradáveis, conferindo aos mesmos, de acordo com a proporção de isômeros utilizada, diferentes características físico-químicas. Após uma seleção de aproximadamente 430 isolados, trabalhou-se com três potenciais produtores de d(-), l(+) e dl, sendo obtido após fermentações em que se fez uso da técnica de planejamento experimental, aproximadamente 154g/L de l(+), 60 g/L de d(-) e 104g/L de dl respectivamente. Embora haja necessidade de atingir valores próximos daqueles industriais de 195g/L e 120g/L para l(+) e d(-) respectivamente deve-se ressalta que o Laboratório de Microbiologia Industrial está trabalhando com tecnologia alternativa tanto no tocante a produção do ácido no meio, utilizando fontes alternativas de carbono e nitrogênio, bem como na separação do produto sem a formação de sulfato de cálcio. Para isso tem-se utilizado de resinas que interagem com o ácido lático do meio como Amberlite IRA- 68, 93, 400 e 900 e IR-120 além de estudos com a nanomembrana HL. Além disso, tem-se trabalhado em conjunto com o ICIDCA de Cuba onde um aluno de Pós-doutorado esteve para estudo da polimerização do ácido lático através de tecnologia desenvolvida em Cuba e cujo material está sendo analisado em relação a sua massa molar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Biorrefinarias polivalentes 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COELHO, LUCIANA FONTES; BEITEL, SUSAN MICHELZ; SASS, DAIANE CRISTINA; AVILA NETO, PAULO MARCELO; CONTIERO, JONAS. High-titer and productivity of L-(+)-lactic acid using exponential fed-batch fermentation with Bacillus coagulans arr4, a new thermotolerant bacterial strain. 3 BIOTECH, v. 8, n. 4 APR 7 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.