Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do papel da proteína nuclear LmHus1 em mecanismos de detecção e reparo de danos no DNA do protozoário Leishmania

Processo: 11/50489-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2011 - 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Luiz Ricardo Orsini Tosi
Beneficiário:Luiz Ricardo Orsini Tosi
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Leishmaniose  Leishmania major  Reparo do DNA  Amplificação de genes 

Resumo

A proteína LmHus1, expressa pelo parasito protozoário Leishmania major, é capaz de mediar a resistência destas células a drogas genotóxicas. Em trabalho já publicado demonstramos que LmHus1 é uma proteína nuclear que, em resposta à presença de hidroxiuréia (HU), promove recuperação mais eficiente das células frente a este estresse replicativo. Em mamíferos e leveduras Hus1 associa-se às proteínas Rad9 e Rad1 na formação do complexo 9-1-1. Este complexo atua na detecção de danos ao DNA e na sinalização de parada no ciclo celular para o reparo adequado da molécula. Nesta proposta visamos estudar a forma de participação de LmHus1 em mecanismos de detecção e reparo de danos no DNA do protozoário Leishmania. Investigaremos os possíveis parceiros de LmHus1, como o produto do gene LmRad9/1 que pode codificar uma proteína bi-funcional que substitua Rad9 e Rad1 na formação do complexo 9-1-1 em Leishmania. Baseados em resultados preliminares que sugerem que tanto LmRPA quanto LmHus1 se ligam à cromatina em resposta à exposição à HU, investigaremos a dinâmica de LmHus1 e LmRPA e sua possível interação frente ao estresse replicativo. Outro aspecto contemplado nesta proposta é o estudo da participação de LmHus1 no fenômeno de amplificação gênica observado nestes parasitos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DAMASCENO, JEZIEL D.; NUNES, VINICIUS S.; TOSI, LUIZ R. O. LmHus1 is required for the DNA damage response in Leishmania major and forms a complex with an unusual Rad9 homologue. Molecular Microbiology, v. 90, n. 5, p. 1074-1087, DEC 2013. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.