Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do Biosilicato® associado ao laser de baixa intensidade no reparo ósseo em ratos

Processo: 11/06240-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2011 - 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Nivaldo Antonio Parizotto
Beneficiário:Nivaldo Antonio Parizotto
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Ana Claudia Muniz Renno ; Edgar Dutra Zanotto ; Iran Malavazi ; Oscar Peitl Filho
Assunto(s):Fototerapia  Biotecnologia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomateriais | Reparo ósseo | Terapia Laser De Baixa Intensidade | Fototerapia e Biotecnologia

Resumo

O objetivo deste projeto é analisar os efeitos da terapia laser de baixa intensidade (» = 830nm), com fluência de 120J/cm² e de scaffolds manufaturados a partir de um material bioativo (Biosilicato®), utilizados independentemente ou associados, no processo de reparo ósseo em tíbias de ratos. Serão utilizados 40 ratos Wistar, que serão submetidos à cirurgia para realização de defeitos ósseos circulares, com diâmetro de 2.5mm, em ambas as tíbias. Os animais serão distribuídos nos seguintes grupos: grupo 1: controle defeito ósseo, sem tratamento; grupo 2: defeito ósseo, com implante de scaffolds de Biosilicato®; grupo 3: defeito ósseo tratado com laser; grupo 4: defeito ósseo, com implante de scaffolds de Biosilicato® e tratado com laser. Todos os grupos conterão 10 animais cada, sendo sacrificados no 15º dia após a cirurgia. A irradiação laser será realizada na área correspondente à região da lesão e será iniciada imediatamente após o procedimento cirúrgico e repetida a cada 48 horas. A eutanásia dos animais acontecerá 24 horas após a última sessão de tratamento. Para avaliação e comparação dos efeitos dos tratamentos no processo de consolidação óssea serão realizados testes biomecânicos, análises morfológicas, histomorfométricas, genômicas e imunohistoquímicas. Os dados serão analisados por meio de técnicas descritivas, pela análise de variância (ANOVA) e nos casos significativos será utilizado o teste de Duncan para discriminar as diferenças. Para as conclusões das análises estatísticas será utilizado o nível de significância de 5% (pd0,05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VATANSEVER, FATMA; DE MELO, WANESSA C. M. A.; AVCI, PINAR; VECCHIO, DANIELA; SADASIVAM, MAGESH; GUPTA, ASHEESH; CHANDRAN, RAKKIYAPPAN; KARIMI, MAHDI; PARIZOTTO, NIVALDO A.; YIN, RUI; et al. Antimicrobial strategies centered around reactive oxygen species - bactericidal antibiotics, photodynamic therapy, and beyond. FEMS MICROBIOLOGY REVIEWS, v. 37, n. 6, p. 955-989, . (11/06240-8, 12/05919-0, 10/07194-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: