Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo randomizado do efeito antimicrobiano in vivo da terapia fotodinâmica na dentina cariada de dentes decíduos: análise microbiológica, clínica e radiográfica

Processo: 11/08392-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2011 - 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Carlos de Paula Eduardo
Beneficiário:Carlos de Paula Eduardo
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Marcia Pinto Alves Mayer
Assunto(s):Terapia fotodinâmica  Cárie dentária  Dente decíduo  Fármacos fotossensibilizantes 

Resumo

Apesar do declínio da cárie dentária no Brasil e no mundo, essa doença ainda é comum, principalmente em grupos polarizados acometendo crianças. Assim, esse grupo de alto risco à cárie necessita de grande atenção odontológica e também de técnicas inovadoras de tratamento que priorizem a mínima intervenção. Estudos sobre a terapia fotodinâmica já demonstraram que bactérias cariogênicas são suscetíveis à morte quando se utiliza agentes fotossensíveis ativados por uma fonte de luz. Dessa maneira, o objetivo desse estudo será comparar, in vivo, o efeito antimicrobiano de duas técnicas de terapia fotodinâmica, associada a corantes, na dentina cariada de dentes decíduos. Esse estudo será randomizado (CONSORT) e conduzido em pacientes entre 5 e 9 anos de idade com presença de cárie profunda em qualquer molar decíduo, sem sintomatologia dolorosa compatível com pulpite reversível, que serão divididos em quatro grupos (n = 10): Controle (C), Er (irradiação com laser Er:YAG), TFLED (terapia fotodinâmica - LED), TFL (terapia fotodinâmica - laser). Os pacientes selecionados serão submetidos a exame clínico inicial e farão radiografias interproximais padronizadas de cada lado antes do início do tratamento, imediatamente após, 6 e 12 meses após o término dos tratamentos. Também serão acompanhados clinicamente quanto à sintomatologia dolorosa, nos mesmos períodos. Serão estabelecidos o número de organismos viáveis, além dos níveis, proporções de S. mutans, Lactobacilos casei, Fusobacterium nucleatum, Atopobium e Bifidobacterium e os níveis totais de bactérias por PCR quantitativo. O número de cópias de genes rRNA de cada espécie/grupo bacteriano e a proporção de cada espécie/grupo bacteriano serão analisados quanto à normalidade, pela análise de variância e teste de Tukey. Para análise das radiografias, será feita a avaliação da reprodutibilidade intra-examinador das análises qualitativas (Cohen's kappa). A reprodutibilidade dos dados de subtração será analisada utilizando-se o coeficiente de correlação intraclasse. A média das áreas controle da dentina e de radioluscência de cada período de acompanhamento serão comparados por análise de variância múltipla e teste de Tukey de múltiplas comparações. A variação entre as zonas de radioluscência, de acordo com o tempo, será comparada usando-se a análise de ranks de medidas repetidas de Friedman. O nível de significância de todas as análises será fixado em 5%. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
STEINER-OLIVEIRA, CAROLINA; LONGO, PRISCILA LARCHER; CORREA ARANHA, ANA CECILIA; RAMALHO, KAREN MUELLER; ALVES MAYER, MARCIA PINTO; EDUARDO, CARLOS DE PAULA. Randomized in vivo evaluation of photodynamic antimicrobial chemotherapy on deciduous carious dentin. Journal of Biomedical Optics, v. 20, n. 10 OCT 2015. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.