Busca avançada
Ano de início
Entree

Vochysiaceae na região do Planalto de Diamantina, Minas Gerais, Brasil

Processo: 11/50654-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2011 - 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:João Semir
Beneficiário:João Semir
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Vochysiaceae 

Resumo

Vochysiaceae é uma família importante para a caracterização fito-fisionômica de campos rupestres, cerrados e florestas do Brasil, em particular na Cadeia do Espinhaço, formação que se estende da Bahia até Minas Gerais. Estudos florístico-taxonômicos já realizados com as Vochysiaceae na Cadeia do Espinhaço, na Chapada Diamantina (BA), Grão Mogol (MG) e Serra do Cipó (MG) têm evidenciado distribuição desigual de espécies de Vochysiaceae na Cadeia do Espinhaço, e que espécies consideradas endêmicas de algumas localidades podem possuir distribuição mais ampla. Este projeto se propõe a contribuir para o conhecimento das relações florísticas ao longo da Cadeia do Espinhaço mediante análise taxonômica da família Vochysiaceae na região do Planalto de Diamantina. Esta formação localiza-se em Minas Gerais, entre a Serra do Cipó (ao sul) e a Serra de Grão Mogol (ao norte), e apresenta áreas de campos rupestres, cerrados e florestas. O estudo será baseado em espécimes já depositados em herbários e em novas coletas e observações de campo. Será apresentada uma chave de identificação das espécies levantadas. As espécies serão descritas, ilustradas e acompanhadas de dados sobre a fenologia de floração e frutificação, distribuição geográfica, e variações morfológicas relevantes. Também será apresentada uma análise sobre o padrão de distribuição das espécies de Vochysiaceae na Cadeia do Espinhaço. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DEISE JOSELY PEREIRA GONÇALVES; GUSTAVO HIROAKI SHIMIZU; KIKYO YAMAMOTO; JOÃO SEMIR. Vochysiaceae na região do Planalto de Diamantina, Minas Gerais, Brasil. Rodriguésia, v. 68, n. 1, p. 159-193, Mar. 2017.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.