Resumo
O principal fator de virulência das bactérias Gram-negativas é representado pela liberação de endotoxinas (LPS) presentes na membrana externa da parede celular bacteriana. O acumulo destes componentes bacterianos no canal radicular e na região periapical pode estimular macrófagos presentes na área a produzirem citocinas, tais como a IL-1 e TNF-a que são potentes estimuladores da reabsorção óssea. Assim, o objetivo do presente estudo é isolar e identificar microrganismos anaeróbios Gram-negativos através de métodos bioquímicos e de PCR, de canais radiculares de dentes com necrose pulpar e lesão periapical, avaliando o efeito do preparo químico-mecânico (PQM) com gel de clorexidina 2% y EDTA 17%, usando ou não ultrasom, na redução dos microrganismos e LPS, correlacionando a microbiota e conteúdo endotóxico com a expressão das citocinas pró-inflamatórias IL-1±, IL-1², TNF± e PGE-2. Serão selecionados 24 pacientes com dentes com necessidade de intervenção endodôntica por necrose do tecido pulpar, com presença de lesão periapical. Amostras de endotoxinas e microbiológicas serão coletadas antes do PQM, depois do PQM, depois do uso de EDTA 17%, com uso o não de ultrasom e depois de 7 dias da primeira sessão. Amostras para quantificação de citocinas também serão coletadas, passando um cone de papel 1 mm alem do ápice radicular depois do PQM, aos 7 dias e aos 30 dias do uso da MIC. As amostras microbiológicas serão diluídas, plaqueadas e incubadas para posterior isolamento e identificação. Reação de PCR será realizada utilizando primers específicos e as amostras de LPS serão armazenadas para posterior analise pelo método Limulus Amoebocyte Lysate (LAL). As citocinas coletadas do periapice serão quantificadas utilizando kits específicos para dosagem de cada uma. Os valores obtidos serão tabulados e estatisticamente analisados. (AU)
Publicações científicas
(13)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HERRERA, D. R.;
MARTINHO, F. C.;
DE-JESUS-SOARES, A.;
ZAIA, A. A.;
FERRAZ, C. C. R.;
ALMEIDA, J. F. A.;
GOMES, B. P. F. A.
Clinical efficacy of EDTA ultrasonic activation in the reduction of endotoxins and cultivable bacteria.
International Endodontic Journal,
v. 50,
n. 10,
p. 933-940,
OCT 2017.
Citações Web of Science: 7.
HERRERA, D. R.;
SILVA, E. J. N. L.;
SANTOS, C. C.;
ZAIA, A. A.;
FERRAZ, C. C. R.;
ALMEIDA, J. F. A.;
GOMES, B. P. F. A.
Root canal content from primary endodontic infection and upregulation of gelatinases in fibroblast cells.
International Endodontic Journal,
v. 48,
n. 12,
p. 1168-1174,
DEC 2015.
Citações Web of Science: 5.
MARTINHO, FREDERIC C.;
LEITE, FABIO R. M.;
CHIESA, WANDERSON M. M.;
NASCIMENTO, GUSTAVO G.;
FERES, MAGDA;
GOMES, BRENDA P. F. A.
Signaling Pathways Activation by Primary Endodontic Infectious Contents and Production of Inflammatory Mediators.
JOURNAL OF ENDODONTICS,
v. 40,
n. 4,
p. 484-489,
APR 2014.
Citações Web of Science: 10.
ENDO, M. S.;
MARTINHO, F. C.;
ZAIA, A. A.;
FERRAZ, C. C. R.;
ALMEIDA, J. F. A.;
GOMES, B. P. F. A.
Quantification of cultivable bacteria and endotoxin in post-treatment apical periodontitis before and after chemo-mechanical preparation.
EUROPEAN JOURNAL OF CLINICAL MICROBIOLOGY & INFECTIOUS DISEASES,
v. 31,
n. 10,
p. 2575-2583,
OCT 2012.
Citações Web of Science: 14.