Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de marcadores moleculares como preditores para eventos após síndrome coronariana aguda

Processo: 10/19668-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2011 - 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Alexandre da Costa Pereira
Beneficiário:Alexandre da Costa Pereira
Instituição-sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Alessandra Carvalho Goulart ; Isabela Judith Martins Bensenor ; Paulo Andrade Lotufo
Bolsa(s) vinculada(s):11/22780-2 - Avaliação de marcadores moleculares como preditores para eventos após síndrome coronariana aguda, BP.TT
Assunto(s):Cardiologia 

Resumo

A Síndrome Coronariana Aguda (SCA) é caracterizada como um conjunto de sintomas clínicos compatíveis com isquemia miocárdica aguda e foi responsável somente no ano de 2009 por mais de 208 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS). Os mecanismos que envolvem a ocorrência de um evento de SCA se iniciam com a formação e o subseqüente rompimento de uma placa de ateroma e são relacionados à formação de trombos intravenosos, sendo em ambos os casos a oclusão, parcial ou total dos vasos, responsável pela isquemia miocárdica. Por se tratar de uma doença herdável e multifatorial, estudos associando polimorfismos gênicos colocam-se como importantes ferramentas para determinar marcadores moleculares candidatos a preditores de SCA. Sendo assim, o objetivo deste projeto é validar 63 polimorfismos candidatos a marcadores moleculares obtidos em GWAS recentemente publicados como associados a diversos traços cardiovasculares e associá-los à ocorrência de novo evento. Ainda, pretendemos avaliar a expressão dos genes com polimorfismos validados em dois tempos: no momento do primeiro evento e 30 dias depois, durante o tratamento. As medidas quantitativas de expressão destes genes serão também testadas quanto ao seu potencial preditivo para novo evento cardiovascular. Serão estudados 700 indivíduos de ambos os sexos, independente de idade, atendidos com o diagnóstico confirmado de SCA na unidade de Pronto-Socorro do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. Para tanto, serão utilizadas técnicas de genotipagem multiplex por real-time PCR (OpenArray®) para validar os polimorfismos candidatos, e Extração de RNA com TRIzol®, transcrição reversa e PCR quantitativo em tempo real (qRT-PCR) para avaliar a expressão dos genes candidatos nos dois momentos do estudo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIOLI-PEREIRA, LUCIANA; JUNIOR LIMA SANTOS, PAULO CALEB; FERREIRA, NOELY EVANGELISTA; HUEB, WHADY ARMINDO; KRIEGER, JOSE EDUARDO; PEREIRA, ALEXANDRE COSTA. Higher incidence of death in multi-vessel coronary artery disease patients associated with polymorphisms in chromosome 9p21. BMC CARDIOVASCULAR DISORDERS, v. 12, AUG 2 2012. Citações Web of Science: 11.
SANTOS, PAULO C. J. L.; OLIVEIRA, THEO G. M.; LEMOS, PEDRO A.; MILL, JOSE G.; KRIEGER, JOSE E.; PEREIRA, ALEXANDRE C. MYLIP p.N342S polymorphism is not associated with lipid profile in the Brazilian population. LIPIDS IN HEALTH AND DISEASE, v. 11, JUN 28 2012. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.