Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação da ingestão de cálcio, fósforo, vitaminas A,D,E e K com marcadores bioquímicos de remodelação óssea em mulheres com mais de 60 anos moradoras da cidade de Bauru, São Paulo

Resumo

Os ossos são tecidos metabolicamente ativos e estão em contínuo processo de renovação e remodelação. Um defeito no processo de remodelação e perda de osso normalmente mineralizado são condições para instalação da osteoporose. Fatores ambientais, genéticos e hormonais estão relacionados a gênese da osteoporose, a nutrição atua na prevenção e tratamento da doença. Objetivo: Verificar em um grupo de pacientes a relação de marcadores de remodelação óssea (Fao e CTX) com a ingestão de alimentos fonte de Ca, P, vitaminas A, D, E e K e também com grupos de alimentos e grupo de porções de alimentos. Método: Participarão do estudo 140-150 mulheres acima de 60 anos, que responderão dois R24H em um intervalo de 30 dias, um QFA com o primeiro R24H. Será coletada amostra de sangue após o segundo R24H para: análise de exames bioquímicos, dosagens de vitaminas e marcadores de remodelação. As variáveis qualitativas serão expressas em percentual, as com distribuição normal em valores de média e desvio padrão, as não paramétricas serão expressas em mediana e medidas no percentil 25 e 75, para a associação das variáveis qualitativas será empregado o teste de correlação e para as numéricas contínuas será aplicada a análise de fatores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DESTEFANI, S. A.; CORRENTE, J. E.; PAIVA, S. A. R.; MAZETO, G. M. F. S. Prevalence of iodine intake inadequacy in elderly Brazilian women. A cross-sectional study. Journal of Nutrition Health & Aging, v. 19, n. 2, p. 137-140, FEB 2015. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.