Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do efeito da lidocaína venosa no alívio da dor e nas concentrações plasmáticas de interleucinas (IL-1, IL-6 e IL-8) e de substância-P em pacientes com fibromialgia

Processo: 11/09807-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2011 - 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Rioko Kimiko Sakata
Beneficiário:Rioko Kimiko Sakata
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados: Adriana Machado Issy ; Ana Laura Albertoni Giraldes
Assunto(s):Anestesiologia 

Resumo

A fibromialgia é uma síndrome dolorosa caracterizada por dor difusa e envolvimento crônico de múltiplos músculos e tecidos moles. A sua natureza difusa e complexa sugere que mecanismos neurológicos e psicológicos, incluindo diminuição do limiar de dor, estão envolvidos e que a alteração do sono pode contribuir para o desenvolvimento da síndrome. Outras alterações incluem distúrbios na modulação da dor, em níveis periférico e centralOs mecanismos fisiopatológicos da fibromialgia estão relacionados a alterações de neurotransmissores. As citocinas podem ter participação na modulação de sintomas como hiperalgesia, fadiga e depressão, e manutenção simpática da dor. A substância-P (SP) é um neurotransmissor armazenado nas fibras aferentes nociceptivas e parece estar envolvido com a patogênese da dor musculoesquelética, principalmente causando inflamação neurogênica. O nível de SP está aumentado no liquido cérebro-espinal de pacientes com fibromialgia quando comparados a grupos controle. A infusão de anestésico local por via venosa é indicada para fibromialgia quando medicamentos por via sistêmica não produzem efeito adequado.A lidocaina por via venosa promove bloqueio simpático, vaso-dilatação, anestesia das terminações nervosas do endotélio vascular, estabilização de membrana e quebra de círculo vicioso que mantém a dor. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALBERTONI GIRALDES, ANA LAURA; SALOMAO, REINALDO; LEAL, PLINIO DA CUNHA; COLO BRUNIALTI, MILENA KARINA; SAKATA, RIOKO KIMIKO. Effect of intravenous lidocaine combined with amitriptyline on pain intensity, clinical manifestations and the concentrations of IL-1, IL-6 and IL-8 in patients with fibromyalgia: A randomized double-blind study. INTERNATIONAL JOURNAL OF RHEUMATIC DISEASES, v. 19, n. 10, p. 946-953, OCT 2016. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.