Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel do peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP) no metabolismo protéico em músculo esquelético de ratos normais e desnervados

Processo: 11/11003-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2011 - 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Luiz Carlos Carvalho Navegantes
Beneficiário:Luiz Carlos Carvalho Navegantes
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesq. associados:Isis Do Carmo Kettelhut
Assunto(s):Proteínas 

Resumo

Em estudos prévios do nosso laboratório, foi demonstrado que o Sistema Nervoso Simpático, por meio da ativação dos adrenoceptores (AR)-²2, exercem importantes efeitos anabólicos no metabolismo protéico da musculatura esquelética de roedores. Estes efeitos são modulados pela via clássica do AMPc/PKA e também por uma via de sinalização dependente da Akt. O Peptídeo Relacionado ao Gene da Calcitonina (CGRP) é um neuropeptídeo co-secretado com a acetil-colina na região da placa motora que também atua por mecanismos dependentes do AMPc. No entanto, seu papel fisiológico no metabolismo protéico muscular é completamente desconhecido. Estudos recentes têm demonstrado que a desnervação motora resulta em atrofia muscular e redução das concentrações musculares de CGRP. Considerando que o AMPc é um importante mediador do simpático na inibição da proteólise muscular, a hipótese a ser testada neste trabalho é que o CGRP, assim como as catecolaminas, exerça efeitos anti-catabólicos na musculatura esquelética. Para isto, será avaliado o efeito do tratamento sistêmico e in vitro com CGRP e seu antagonista competitivo (CGRP8-37) na expressão de genes relacionados à atrofia (atrogenes), nas atividades dos diferentes sistemas proteolíticos, assim como no processo de síntese em músculos esqueléticos de ratos normais ou desnervados (secção do nervo isquiático). Também será investigada a participação da PKA e Akt nos efeitos metabólicos induzidos pelo CGRP. O conteúdo de AMPc será determinado por método imunoenzimático, o RNAm dos atrogenes por RT-PCR e a fosforilação de proteínas sinalizadoras da via da PKA e Akt serão analisadas por Western blotting. Estes resultados poderão contribuir para a identificação de um novo mecanismo regulatório da massa muscular esquelética que pode vir a ser importante no tratamento da atrofia muscular em situações de desuso. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACHADO, JULIANO; SILVEIRA, WILIAN A.; GONCALVES, DAWIT A.; SCHAVINSKI, ALINE ZANATTA; KHAN, MUZAMIL M.; ZANON, NEUSA M.; DIAZ, MAURICIO BERRIEL; RUDOLF, RUEDIGER; KETTELHUT, ISIS C.; NAVEGANTES, LUIZ C. alpha-Calcitonin gene-related peptide inhibits autophagy and calpain systems and maintains the stability of neuromuscular junction in denervated muscles. MOLECULAR METABOLISM, v. 28, p. 91-106, OCT 2019. Citações Web of Science: 0.
MACHADO, JULIANO; MANFREDI, LEANDRO H.; SILVEIRA, WILIAN A.; GONCALVES, DAWIT A. P.; LUSTRINO, DANILO; ZANON, NEUSA M.; KETTELHUT, ISIS C.; NAVEGANTES, LUIZ C. Calcitonin gene-related peptide inhibits autophagic-lysosomal proteolysis through cAMP/PKA signaling in rat skeletal muscles. INTERNATIONAL JOURNAL OF BIOCHEMISTRY & CELL BIOLOGY, v. 72, p. 40-50, MAR 2016. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.