Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do envolvimento da via de sinalização Wnt em linfócitos e das alterações plasmáticas de citocinas e corticóides em pacientes com doenças renal crônica em hemodiálise com déficit cognitivo e em animais submetidos ao modelo de nefrectomia parcial 5/6 e de ingestão de adenina

Processo: 11/50596-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2011 - 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Bioquímica e Molecular
Pesquisador responsável:Cristoforo Scavone
Beneficiário:Cristoforo Scavone
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos cognitivos  Insuficiência renal crônica  Sistema nervoso central  Via de sinalização Wnt  Citocinas 

Resumo

Várias evidências experimentais sugerem que o grau de deficiência cognitiva está associado ao grau de comprometimento da função renal. Acredita-se que essas alterações cognitivas estão relacionadas às alterações vasculares do SNC decorrente tanto da doença renal crônica (DRC) quanto às variações desencadeadas pelos procedimentos de hemodiálise. O objetivo deste trabalho é de avaliar a sinalização WNT em linfócitos e das alterações plasmáticas de Citosinas e Corticóides pacientes com DRC em hemodiálise na ausência e presença de déficit cognitivo. Para tanto serão estudadas a expressão protéica de ß-CATENINA, FRAT-1, pGSK-3ß, GSK-3ß, c-MYC e CICLINA D1 em linfócitos, bem como avaliação por ELISA de IL-1ß, TNF-α, IL-6, IL-10 e do cortisol plasmáticas. Estudos em animais serão desenvolvidos usando para tanto o modelo de Nefrectomia 5/6 para indução de DRC em ratos Wistar submetidos à nefrectomia parcial 5/6. Após 30 dias de realização da ablasão renal, onde a lesão renal associada a esse modelo se toma crônica, iniciaremos a aplicação dos testes de memória (Labirinto de Barnes e Esquiva Inibitória) repetidos mensalmente durante cinco meses, acompanhando a progressão da lesão renal. Ao final, os animais serão sacrificados por decapitação sendo retiradas estruturas do SNC para os ensaios de Western Blot para quantificação das proteínas da via canônica da WNT (ß-CATENINA, GSK-3ß, pGSK-3α/ß, FRAT-1, c-MYC e CICLINA-D1) e imuno-histoquímica (SINAPTOFISINA, ß-CATENINA, c-MYC e CICLINA-D1). Além disso, serão avaliados os níveis plasmáticos de citosinas IL-1ß, TNF-α, IL-6, IL-10 e dos glicocorticóides. Além disso, utilizaremos um segundo modelo de indução de DRC baseado na ingestão de 0,2% de adenina por seis semanas. Após 25 dias do inicio da dieta e ambientação dos animais, serão iniciadas a aplicação dos testes de memória - Labirinto de Bames e Esquiva Inibitória-completados 42 dias os animais foram sacrificados por decapitação, e retiradas estruturas do sistema nervoso central para a realização dos ensaios de Western Blot para quantificação das proteínas da via canônica da WNT (ß-catenina, GSK-3ß, pGSK-3α/ß, FRAT-1, c-MYC e CICLINA-D1) e imuno-histoquímica (SINAPTOFISINA, ß-CATENINA, c-MYC e CICLINA-D1). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Insuficiência renal pode desencadear inflamações neurais 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DEGASPARI, SABRINA; TZANNO-MARTINS, CARMEN BRANCO; FUJIHARA, CLARICE KAZUE; ZATZ, ROBERTO; BRANCO-MARTINS, JOAO PAULO; VIEL, TANIA ARAUJO; BUCK, HUDSON DE SOUZA; MARQUES ORELLANA, ANA MARIA; BOEHMER, ANA ELISA; LIMA, LARISSA DE SA; ANDREOTTI, DIANA ZUKAS; MUNHOZ, CAROLINA DEMARCHI; SCAVONE, CRISTOFORO; KAWAMOTO, ELISA MITIKO. Altered KLOTHO and NF-kappa B-TNF-alpha Signaling Are Correlated with Nephrectomy-Induced Cognitive Impairment in Rats. PLoS One, v. 10, n. 5 MAY 11 2015. Citações Web of Science: 21.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.