Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do extrado bruto e frações de Cecropia pahystachya (embaúba) na evolução da lesão renal provocada pela nefrectomia a 5/6

Resumo

Um dos modelos experimentais mais utilizados para o estudo da insuficiência renal crônica (IRC) consiste na redução do número de nefros pela nefrectomia cirúrgica. Esse modelo é caracterizado pela perda de função renal, proteinúria, hipertensão arterial e alterações histológicas semelhantes às observadas em muitas doenças renais humanas. A renoproteção em pela supressão do sistema Renina/Angiotensina, por inibidores da enzima conversora de Angiotensina I (ECA) ou antagonistas do receptor de Angiotensina II, tem sido extensivamente demonstrada em estudos clínicos e experimentais de doença renal crônica. Alguns estudos tem mostrado também que a produção de oxido nítrico (NO) está diminuída em ratos com nefrectomia à 5/6. e que a administração de um doador de NÓ pode atenuar a lesão renal nesses animais. Substâncias encontradas no extrato de C. pachystachya, poderiam atenuar a lesão renal em ratos submetidos à nefrectomia 5/6, por ambos os mecanismos, de inibição da ECA e da enzima arginase renal. O efeito da inibição da ECA pelo extrato bruto e frações de C. pachystachya, possivelmente, poderia atenuar as ações hemodinâmicas e pró-inflamatórias induzidas pela Angiotensina II em ratos nefrectomizadoa 5/6, interferindo com isso na progressão da lesão renal. A inibição da arginase pela administração do extrato pode contribuir para a atenuação da lesão renal nesses animais, uma vez que a produção de NO está reduzida no córtex renal dos mesmos. O objetivo desse estudo é de avaliar o efeito do extrato bruto e frações de C. pachystachya, na lesão renal em ratos submetidos à nefrectomia 5/6. Para isso administraremos do extrato bruto de C. pachystachya e frações em ratos controles e em ratos submetidos à nefrectomia 5/6, e analisaremos as alterações de função renal (albuminúria e queda de filtração glomerular), o processo inflamatório no córtex renal, da produção renal de NO e da pressão sistólica desses animais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAQUIAVELI, CLAUDIA C.; DA SILVA, EDSON R.; ROSA, LARA C.; FRANCESCATO, HELOISA D. C.; LUCON JUNIOR, JOAO FRANCISCO; SILVA, CLEONICE G. A.; CASARINI, DULCE E.; RONCHI, FERNANDA A.; COIMBRA, TEREZILA M. Cecropia pachystachya extract attenuated the renal lesion in 5/6 nephrectomized rats by reducing inflammation and renal arginase activity. Journal of Ethnopharmacology, v. 158, n. A, p. 49-57, DEC 2 2014. Citações Web of Science: 4.
MAQUIAVELI, CLAUDIA DO C.; DA SILVA, EDSON R.; FRANCESCATO, HELOISA D. C.; COSTA, ROBERTO S.; SILVA, CLEONICE G. A.; CASARINI, DULCE E.; RONCHI, FERNANDA A.; COIMBRA, TEREZILA M. Brazilian embauba (Cecropia pachystachya) extract reduces renal lesions in 5/6 nephrectomized rats. JOURNAL OF THE RENIN-ANGIOTENSIN-ALDOSTERONE SYSTEM, v. 15, n. 4, p. 430-439, DEC 2014. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.