Busca avançada
Ano de início
Entree

Movimentação de cádmio e chumbo em colunas de solo devido à aplicação de chorume

Processo: 11/06710-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2011 - 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Marco Aurélio Kondracki de Alcântara
Beneficiário:Marco Aurélio Kondracki de Alcântara
Instituição-sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Pesq. associados:Adriano Francisco Siqueira ; Hélcio José Izário Filho ; Otávio Antonio de Camargo ; Ricardo Perobelli Borba ; Teresa Cristina Brazil de Paiva
Bolsa(s) vinculada(s):11/19893-0 - Movimentação de cádmio e chumbo em colunas de solo devido à aplicação de chorume, BP.TT
Assunto(s):Toxicidade do solo  Chorume  Metais pesados  Cádmio  Chumbo 

Resumo

Com a intensificação do processo industrial, o ser humano tem produzido quantidades significativas de lixo, formado de uma mistura de materiais muito complexa e de natureza diversa. Se a descarga do lixo for feita em locais inadequados (o que ainda corresponde à situação levantada para a maioria dos municípios brasileiros), diversos problemas ambientais podem ocorrer. A percolação do líquido percolado (chorume) pelo solo pode ser considerada o maior problema ambiental associado a operação e gerenciamento de aterros sanitários, por causa da considerável poluição que pode causar em contato com o solo e as águas superficiais e subterrâneas. A composição química do chorume dependerá dos constituintes desse lixo. Dentre os vários materiais que podem estar presentes no lixo encontram-se as pilhas e baterias (apesar das recomendações para a sua coleta seletiva), as quais apresentam teores consideráveis de metais pesados. Dentre os metais pesados que podem estar presentes em baterias e pilhas (e consequentemente, no chorume gerado no lixo), o cádmio e o chumbo certamente merecem atenção pelos impactos ambientais que podem ocasionar. Em razão da elevada toxicidade do cádmio e do chumbo (e dos seus compostos), ações para prevenir e reparar contaminações ambientais são comuns nos tempos atuais. Este trabalho objetiva estudar a movimentação de cádmio e de chumbo em colunas de solo provenientes da aplicação de chorume. Os objetivos específicos são: (i) estudar a influência de solos e horizontes diferentes nessa movimentação; (ii) estudar a influência do pH do solo e (iii) estudar a influência do fluído de transporte do metal. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE BRITO, RENATA ALVES; IZARIO FILHO, HELCIO JOSE; AGUIAR, LEANDRO G.; KONDRACKI DE ALCANTARA, MARCO AURELIO; SIQUEIRA, ADRIANO FRANCISCO; MOLGERO DA ROS, PATRICIA CAROLINE. Degradation Kinetics of Landfill Leachate by Continuous-Flow Catalytic Ozonation. Industrial & Engineering Chemistry Research, v. 58, n. 23, p. 9855-9863, JUN 12 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.