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Projeto CARINA - Carro Robótico Inteligente para Navegação Autônoma

Processo: 11/10660-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2011 - 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Denis Fernando Wolf
Beneficiário:Denis Fernando Wolf
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Pesq. associados:Fernando Santos Osório ; Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco ; Leandro Carlos Fernandes ; Valdir Grassi Junior
Auxílios(s) vinculado(s):13/50332-0 - A collaborative effort for safer and more efficient transportation with intelligent vehicles, AP.R
Assunto(s):Robótica  Robôs 

Resumo

A navegação autônoma é um dos problemas fundamentais da robótica. Esse assunto vem sendo pesquisado nessa área por décadas e ainda apresenta grande potencial para pesquisa científica. A maior parte dos algoritmos e soluções desenvolvidas nessa área foi concebida para operarem em ambientes altamente estruturados, como o corredores e salas dentro de prédios. No entanto, outro tema de grande interesse dos pesquisadores que atuam na área de navegação robótica trata da navegação em ambientes externos, não estruturados, mais especificamente o desenvolvimento de veículos autônomos inteligentes. A idéia de se desenvolver veículos totalmente autônomos vem sendo estudada desde os anos 80 e tem diversas aplicações práticas como diminuir o número de acidentes em ruas e rodovias e aumentar a eficiência do trânsito em geral. Apesar de sua importância e da grande atenção que esse tema recebe por pesquisadores da área de robótica, esse problema ainda apresenta muitos desafios e questões em aberto devido a alta complexidade do mesmo. Esse plano de pesquisa propõe o desenvolvimento de um sistema inteligente de navegação autônoma para veículos através da utilização de técnicas de fusão de sensores e inteligência artificial. O sistema proposto deve ser capaz de obter informações do ambiente, tomar decisões em tempo real e acionar os controles do veículo (esterçamento, frenagem e aceleração) para que o mesmo seja conduzido de maneira eficiente e segura em ambientes urbanos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Equipe da USP é premiada em desafio que visa aumentar segurança de carros autônomos 
USP de São Carlos testará serviço de táxi autônomo 
Carro robótico que dispensa motorista será testado na rua  
Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
O futuro sem motorista 
Carro sem motorista 
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