Auxílio à pesquisa 11/10660-2 - Robótica, Robôs - BV FAPESP
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Projeto CARINA - Carro Robótico Inteligente para Navegação Autônoma

Processo: 11/10660-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Denis Fernando Wolf
Beneficiário:Denis Fernando Wolf
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Fernando Santos Osório ; Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco ; Leandro Carlos Fernandes ; Valdir Grassi Junior
Auxílio(s) vinculado(s):13/50332-0 - A collaborative effort for safer and more efficient transportation with intelligent vehicles, AP.R
Assunto(s):Robótica  Robôs 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Robótica móvel | Sistemas Inteligentes | Robótica Móvel

Resumo

A navegação autônoma é um dos problemas fundamentais da robótica. Esse assunto vem sendo pesquisado nessa área por décadas e ainda apresenta grande potencial para pesquisa científica. A maior parte dos algoritmos e soluções desenvolvidas nessa área foi concebida para operarem em ambientes altamente estruturados, como o corredores e salas dentro de prédios. No entanto, outro tema de grande interesse dos pesquisadores que atuam na área de navegação robótica trata da navegação em ambientes externos, não estruturados, mais especificamente o desenvolvimento de veículos autônomos inteligentes. A idéia de se desenvolver veículos totalmente autônomos vem sendo estudada desde os anos 80 e tem diversas aplicações práticas como diminuir o número de acidentes em ruas e rodovias e aumentar a eficiência do trânsito em geral. Apesar de sua importância e da grande atenção que esse tema recebe por pesquisadores da área de robótica, esse problema ainda apresenta muitos desafios e questões em aberto devido a alta complexidade do mesmo. Esse plano de pesquisa propõe o desenvolvimento de um sistema inteligente de navegação autônoma para veículos através da utilização de técnicas de fusão de sensores e inteligência artificial. O sistema proposto deve ser capaz de obter informações do ambiente, tomar decisões em tempo real e acionar os controles do veículo (esterçamento, frenagem e aceleração) para que o mesmo seja conduzido de maneira eficiente e segura em ambientes urbanos. (AU)

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