Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação da expressão cutânea dos receptores toll-like (TLR), DC-SIGN e dectin-2 entre os doentes portadores de dermatofitoses extensas

Processo: 11/51001-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2011 - 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Paulo Ricardo Criado
Beneficiário:Paulo Ricardo Criado
Instituição-sede: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Receptor 4 toll-like  Receptor 2 toll-like 

Resumo

As micoses superficiais são comuns em países tropicais. O comportamento do hospedeiro frente às infecções pelos dermatófitos dependerá de fatores relacionados ao fungo e ao hospedeiro. As infecções por dermatófitos induzem resposta imune específica com componentes humoral e celular. A resposta eficaz decorre de reação celular de hipersensibilidade tardia, com atividade de citosinas Th1. Infecções crônicas ou recorrentes pelo Trichophyton rubrum ocorrem por presença de hipersensibilidade imediata ao fungo e resposta de hipersensibilidade tardia especifica deficiente. A presença de receptores de padrão de reconhecimento (PRR) do tipo Dectin-2 e DC-SIGN, em células dendríticas e receptores Toll-like (TLR), em queratinócitos e células dendríticas são determinantes para uma resposta eficaz. Especula-se que as mannanas derivadas dos dermatófitos podem bloquear a apresentação antigênica e ativação das células T através de ligação com o DC-SIGN, favorecendo assim o desenvolvimento de infecções disseminadas ou invasivas pelos dermatófitos. A natureza do antígeno ofensor e o TLR ao qual ele se liga determinam a polaridade da resposta imune adquirida.O objetivo do estudo será avaliar a expressão dos receptores Toll-like nos queratinócitos e células de Langerhans , além dos receptores DC-SIGN e Dectin-2 nas células de Langerhans, nos doentes acometidos por dermatófitoses extensas causadas pelo T. rubrum. Serão estudados 20 doentes do ambulatório de Dermatologia do HC-FMUSP, com dermatofitose extensa causada pelo T. rubrum. A confirmação da diferença de expressão de TLR nos doentes portadores de dermatófitoses extensas poder-se-ia teorizar que o T. rubrum apresenta capacidade de suprimir a expressão de receptores Toll-like necessários à estimulação de uma resposta celular do tipo Th1, adequada do hospedeiro. Haveria, então, a possibilidade de uma nova abordagem no tratamento das tinhas extensas e crônicas pelo T. rubrum, com agentes imunomoduladores.à semelhança ao estímulo dos TLRs que ocorre com o uso de drogas como o imiquimod e o resiquimod tópicos em dermatoviroses. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, CRISTIANE BEATRIZ; VASCONCELLOS, CIDIA; SAKAI-VALENTE, NEUSA Y.; SOTTO, MIRIAN NACAGAMI; LUIZ, FERNANDA GUEDES; BELDA JUNIOR, WALTER; TEIXEIRA DE SOUSA, MARIA DA GLORIA; BENARD, GIL; CRIADO, PAULO RICARDO. TOLL-LIKE RECEPTORS (TLR) 2 AND 4 EXPRESSION OF KERATINOCYTES FROM PATIENTS WITH LOCALIZED AND DISSEMINATED DERMATOPHYTOSIS. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, v. 57, n. 1, p. 57-61, JAN-FEB 2015. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.