Busca avançada
Ano de início
Entree

Práticas educativas parentais e comportamentos infantis: análise a partir de dois ambientes

Resumo

Muitos estudos apontam que problemas de comportamento e habilidades sociais educativas parentais são variáveis que estão diretamente relacionadas. O manejo inefetivo dos pais pode levar a sérios problemas de comportamento, promovendo falhas no desenvolvimento de comportamentos sociais positivos e comunicativos da criança. Famílias que estimulam comportamentos socialmente habilidosos por meio de disciplina consistente, interação positiva e supervisão das atividades das crianças, parecem favorecer o desenvolvimento social e cognitivo de seus filhos. Para uma efetiva intervenção é recomendado caracterizar o repertório de mães e das crianças de diferentes idades, a fim de permitir a elaboração de estratégias mais condizentes com a população atendida. Nesse contexto o estudo das habilidades sociais educativas parentais se reveste de importância por promoverem o desenvolvimento e a aprendizagem dos filhos nas situações de interação. O campo teórico-prático do Treinamento de Habilidades Sociais e o referencial da Análise do Comportamento podem fundamentar tais estudos. Objetiva-se, neste estudo, estudar práticas parentais (positivas e negativas), comportamentos dos filhos (habilidades sociais e problemas de comportamento) e variáveis contextuais, considerando o diagnóstico ou não de problemas de comportamento em um ou dois ambientes (família e escola) e o sexo da criança. Serão participantes em torno de 200 mães/cuidadoras de crianças pré-escolares e do ensino fundamental e as professoras das crianças, a partir de três instrumentos: a) Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P); b) Child Behavior Checklist" (CBCL); Teachers Report Form (TRF). Os dados serão tratados por análises uni e multivariadas na comparação de diferentes grupos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALESSANDRA TURINI BOLSONI-SILVA; SONIA REGINA LOUREIRO. O Papel das Habilidades Sociais na Ansiedade Social em Estudantes Universitários. Paidéia, v. 24, n. 58, p. 223-232, . (11/11776-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: