Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise imunohistoquímica e de expressão gênica dos efeitos do bevacizumabe em explantes de retina de ratos lister e em uma linhagem celular de glia de Müller humana

Processo: 11/12271-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2011 - 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Mário Luiz Ribeiro Monteiro
Beneficiário:Mário Luiz Ribeiro Monteiro
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Mônica Valeria Marquezini ; Monique Matsuda ; Nadia Campos de Oliveira Miguel
Assunto(s):Oftalmologia  Doenças retinianas  Neuroglia 

Resumo

As doenças retinianas associadas a neovascularização, tais como a degeneração macular relacionada à idade, a retinopatia diabética e a retinopatia da prematuridade são importantes causas da cegueira em todo o mundo. Nos últimos anos, injeções intravítreas de fármacos com ação antiangiogênica, como o bevacizumabe, tem sido de grande valia tanto em pacientes na fase adulta como nos recém-natos. Todavia, estudos experimentais in vitro e in vivo vêm demonstrando a sua capacidade de promover efeitos adversos sobre alguns processos celulares, interferindo nos mecanismos proliferativos e de diferenciação da retina. Com base no que se conhece a respeito da patogênese das doenças retinianas, este estudo tem o objetivo de investigar o efeito do bevacizumabe sobre mecanismos celulares e moleculares da retina, especialmente sobre os processos de diferenciação, sobre os fatores de crescimento e os proteoglicanos retinianos que fornecem suporte a esses eventos.Serão utilizadas técnicas bioquímicas e de biologia molecular para a análise quantitativa e de expressão gênica. Serão feitos ensaios imunocitoquímicos e imunoensaio por LUMINEX. A expressão de mRNA será analisada pela técnica da reação da transcriptase reversa, no qual será realizada a amplificação das seqüências de interesse pela reação em cadeia da polimerase em tempo real. Os achados deste trabalho serão subsídios para futuros estudos sobre a síntese dos marcadores e sobre o efeito dos antiangiogênicos na retina, bem como o conhecimento dos mecanismos de ação para o aprimoramento de novas condutas de tratamento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATSUDA, MONIQUE; KREMPEL, PALOMA GAVA; MARQUEZINI, MONICA VALERIA; SHOLL-FRANCO, ALFRED; LAMEU, AMANDA; MONTEIRO, MARIO LUIZ R.; DE OLIVEIRA MIGUEL, NADIA CAMPOS. Cellular stress response in human Milner cells (MIO-M1) after bevacizumab treatment. EXPERIMENTAL EYE RESEARCH, v. 160, p. 1-10, JUL 2017. Citações Web of Science: 2.
KREMPEL, PALOMA G.; MATSUDA, MONIQUE; MARQUEZINI, MONICA V.; SEIXAS, THAYANE G.; VENTURA, GRASIELLA M.; SHOLL-FRANCO, ALFRED; MIGUEL, NADIA C. O.; MONTEIRO, MARIO L. R. Bevacizumab Reduces Neurocan Content and Gene Expression in Newborn Rat Retina In Vitro. INVESTIGATIVE OPHTHALMOLOGY & VISUAL SCIENCE, v. 55, n. 8, p. 5109-5115, AUG 2014. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.