Busca avançada
Ano de início
Entree

Imobilização de elementos potencialmente tóxicos por biochar em solos contaminados por atividades de mineração

Processo: 11/12346-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2011 - 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Otávio Antonio de Camargo
Beneficiário:Otávio Antonio de Camargo
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados:Aline Renee Coscione ; Carlos Alberto Pérez ; Cleide Aparecida de Abreu
Assunto(s):Química do solo  Poluição do solo 

Resumo

Biochar é o material produzido pela queima de biomassa em condições de mínimo oxigênio. A aplicação de biochar em solos é utilizada principalmente para melhorar a fertilidade e para o sequestro de carbono. Mais recentemente, devido às suas propriedades de retenção, o biochar vem sendo estudado para imobilização de contaminantes inorgânicos em áreas contaminadas. Atividades de mineração geram rejeitos ricos em metais, principalmente Cd e Zn. Estes elementos podem causar riscos ecotoxicológicos e à saúde humana, quando presentes em concentrações acima dos níveis permitidos no solo. Este projeto tem os seguintes objetivos: I) avaliar o efeito da aplicação de biochar, produzido a partir de bagaço de cana de açúcar, na adsorção e dessorção de metais em solos com diferentes propriedades físico-químicas; II) avaliar a eficiência do biochar na retenção de elementos potencialmente tóxicos catiônicos em solos contaminados por rejeitos de mineração, bem como os mecanismos de retenção individual destes metais. Bagaço de cana será moído e queimado em condições controladas de O2 a 550°C por uma hora para produzir o biochar. Um experimento será realizado para calcular as isotermas de adsorção e dessorção de Cd e Zn em um solo argiloso e num solo arenoso, tratados com doses de biochar. Num segundo experimento será avaliado o efeito de doses de biochar na retenção de metais em solos contaminados com Cd e Zn por rejeitos de mineração. Para estudo de especiação será coletada solução do solo. Além disso, será avaliada a retenção dos metais aos solos tratados com biochar, por técnicas convencionais de difratometria de raios-X (XRD) e de infravermelho (FTIR), além de técnicas baseadas em síncrotron, tais como: micro fluorescência de raio-x (micro-XRF) e espectroscopia da estrutura fina de absorção (XAFS). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio:
Biocarvão melhora fertilidade e ajuda na descontaminação do solo 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MELO, LENIDAS C. A.; PUGA, ALINE P.; COSCIONE, ALINE R.; BEESLEY, LUKE; ABREU, CLEIDE A.; CAMARGO, OTAVIO A. Sorption and desorption of cadmium and zinc in two tropical soils amended with sugarcane-straw-derived biochar. Journal of Soils and Sediments, v. 16, n. 1, p. 226-234, JAN 2016. Citações Web of Science: 24.
MELO, LEONIDAS C. A.; COSCIONE, ALINE R.; ABREU, CLEIDE A.; PUGA, ALINE P.; CAMARGO, OTVIO A. Influence of Pyrolysis Temperature on Cadmium and Zinc Sorption Capacity of Sugar Cane Straw-Derived Biochar. BIORESOURCES, v. 8, n. 4, p. 4992-5004, 2013. Citações Web of Science: 39.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.