Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de duas moléculas potencialmente moduladoras do sucesso da infecção do macrófago por Leishmania amazonensis

Processo: 11/12634-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2011 - 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Beatriz Simonsen Stolf
Beneficiário:Beatriz Simonsen Stolf
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Leishmania mexicana  Leishmaniose 

Resumo

A leishmaniose afeta 12 milhões de pessoas no mundo, e dois milhões de novos indivíduos a cada ano são infectados. Leishmania L. amazonensis é um importante agente etiológico da doença tegumentar humana no Brasil e é responsável por uma grande variação de formas clínicas. No ciclo de vida da Leishmania, formas amastigotas vivem e se multiplicam no interior de macrófagos dos hospedeiros vertebrados enquanto que formas promastigotas vivem no inseto vetor. Visto que o sucesso de uma infecção, e portanto a forma e a severidade da doença, dependem tanto de fatores do hospedeiro quanto do parasita, esse projeto tem como objetivo estudar duas proteínas potencialmente importantes na infecção: uma do macrófago e outra da Leishmania. Estudaremos a proteína CD100 de macrófagos, que reduz a expressão de citocinas inflamatórias em monócitos humanos e é induzida em macrófagos por estimulos inflamatórios. Nosso objetivo nesse sentido é avaliar se CD100 afeta a infectividade do macrófago por Leishmania. O segundo objetivo do projeto é focado na metacaspase, uma proteína do parasita que pode afetar sua sobrevivência no macrófago. Metacaspases (MCAs) são formas evolutivas distantes das caspases de metazoários presentes em protozoários, plantas e fungos, também relacionadas com a apoptose. Pouco se sabe sobre proteínas reguladoras da atividade das MCAs. Utilizaremos a técnica de Phage Display com o propósito de selecionar ligantes da MCA de Leishmania L. amazonensis que fornecerão informações sobre sua regulação e que poderão induzir apoptose do parasita sem afetar a célula hospedeira. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUQUE, MARIA C. A.; GALUPPO, MARIANA K.; CAPELLI-PEIXOTO, JANAINA; STOLF, BEATRIZ S. CD100 Effects in Macrophages and Its Roles in Atherosclerosis. FRONTIERS IN CARDIOVASCULAR MEDICINE, v. 5, SEP 28 2018. Citações Web of Science: 1.
GALUPPO, MARIANA K.; DE REZENDE, ELOIZA; FORTI, FABIO L.; CORTEZ, MAURO; CRUZ, MARIO C.; TEIXEIRA, ANDRE A.; GIORDANO, RICARDO J.; STOLF, BEATRIZ S. CD100/Sema4D Increases Macrophage Infection by Leishmania (Leishmania) amazonensis in a CD72 Dependent Manner. FRONTIERS IN MICROBIOLOGY, v. 9, JUN 5 2018. Citações Web of Science: 1.
PENA, MAURICIO S.; CABRAL, GUILHERME C.; FOTORAN, WESLEY L.; PEREZ, KATIA R.; STOLF, BEATRIZ S. Metacaspase-binding peptide inhibits heat shock-induced death in Leishmania (L.) amazonensis. CELL DEATH & DISEASE, v. 8, MAR 2017. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.