Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos de sistemas auto-organizados de brometo de dialquildimetilamônio (DnDAB) em solução aquosa e interfaces líquidas e sólidas

Resumo

O estudo intensivo das propriedades das vesículas catiônicas sintéticas de DnDAB, sendo n = 10-18, é de grande importância para a ciência básica e aplicada, por se tratar de um modelo de membrana biológica e, principalmente, para fins de transfecção celular em terapia genética. Neste projeto propõem-se estudos sistemáticos de propriedades físico-químicas de formação das vesículas de DnDAB e da interação com aditivos, incluindo polímeros hidrossolúveis (polietileno glicol, por exemplo), tensoativos e sais inorgânicos. Serão variadas a concentração de DnDAB e a quantidade relativa de aditivo, a fim de obter propriedades das vesículas e dos complexos vesícula-aditivo, tais como o raio hidrodinâmico, transições térmicas de estados e o potencial de superfície (potencial zeta). A interação das vesículas com surfactantes formadores de micelas também será monitorada por tensão superficial. O efeito dos mesmos aditivos serão investigados, através das técnicas de Langmuir-Blodgett (LB) e espectroscopia UV-vis, respectivamente na organização dos lipídios DnDAB em monocamadas na superfície da solução e na deposição de vesículas em substratos sólidos. A presente proposta está fundamentada no estudo comparativo da formação e estabilidade de vesículas em solução e de filmes moleculares em supperfícies que, de acordo com resultados de pequisa recente do nosso grupo (não publicados), filmes de Langmuir e vesículas de D18DAB interagem entre si, altarando o perfil da isoterma pressão vs área e vesículas de D18DAB adsorvem em filmes layer-by-layer (LbL)em substrato de quartzo formando diveras camadas, de acordo com dados de absorbância. A natureza dessa interação ainda precisa ser esclarecida, assim como a verificação de que essa interação ocorre para outros lipídios da série DnDAB. A ênfase ao estudo das vesículas catiônicas realizadas pelo nosso grupo, desde 1990, sustenta a necessidade e relevância desta pesquisa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NORBERTO OLIVEIRA, ANA CRISTINA; MARTENS, THOMAS FRANS; RAEMDONCK, KOEN; ADATI, RENATA DANIELLE; FEITOSA, ELOI; BOTELHO, CLAUDIA; GOMES, ANDREIA CASTRO; BRAECKMANS, KEVIN; DIAS REAL OLIVEIRA, MARIA ELISABETE CUNHA. Dioctadecyldimethylammonium:Monoolein Nanocarriers for Efficient in Vitro Gene Silencing. ACS APPLIED MATERIALS & INTERFACES, v. 6, n. 9, p. 6977-6989, . (11/07414-0, 11/03566-0)
FEITOSA, ELOSI; ADATI, RENATA D.; ALVES, FERNANDA R.. Thermal and phase behavior of didodecyldimethylammonium bromide aqueous dispersions. COLLOIDS AND SURFACES A-PHYSICOCHEMICAL AND ENGINEERING ASPECTS, v. 480, p. 253-259, . (11/07414-0, 11/03566-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.