Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemas de imagem de fluorescência para detecção de lesões potencialmente malignas e carcinoma epidermóide da cavidade oral

Processo: 11/10802-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2011 - 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Luiz Paulo Kowalski
Beneficiário:Luiz Paulo Kowalski
Instituição-sede: A C Camargo Cancer Center. Fundação Antonio Prudente (FAP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Cristina Kurachi
Assunto(s):Medicina bucal  Neoplasias bucais 

Resumo

O câncer de boca apresenta grande incidência na população e mais da metade dos casos são diagnosticados em estádios avançados, tornando o tratamento mais agressivo e elevando o seu custo, além de diminuir a taxa de sobrevida desses pacientes. A transformação neoplásica é um processo dinâmico podendo ocorrer a partir da mucosa normal ou de uma mucosa já alterada previamente, como, por exemplo, as lesões leucoplásicas, eritroplásicas e/ou eritroleucoplásicas. Frente a isso, o diagnóstico precoce é importante para tornar o tratamento menos mutilador, melhorar a qualidade de vida e a taxa de sobrevida. Novas técnicas diagnósticas são de interesse para avaliação de lesões e os sistemas de fluorescência são um atrativo por serem ferramentas não-invasivas e não-destrutivas de análise com base nas propriedades ópticas e na sensibilidade dessas técnicas em captar a fluorescência emitida por fluoróforos endógenos e capaz de diferenciar as variações teciduais. O objetivo do presente estudo consiste em discriminar, na mucosa bucal, tecido sadio de neoplásico, por meio de duas técnicas de fluorescência. A amostra consistirá de 100 indivíduos nos quais se realizará as técnicas ópticas de fluorescência de campo amplo e de alta resolução. Em 70 indivíduos será realizada biópsia por punch e os resultados destas metodologias serão comparados com o diagnóstico histopatológico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NORONHA FRANCISCO, ANA LUCIA; CORRER, WAGNER RAFAEL; LOPES PINTO, CLOVIS ANTONIO; GONCALVES FILHO, JOAO; CHULAM, THIAGO CELESTINO; KURACHI, CRISTINA; KOWALSKI, LUIZ PAULO. Analysis of surgical margins in oral cancer using in situ fluorescence spectroscopy. Oral Oncology, v. 50, n. 6, p. 593-599, JUN 2014. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.