Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao molecular da interacao de fatores trans-ativadores de d. melanogaster com elementos cis-reguladores identificados no promotor do gene de pufe de dna bhc4-1.

Processo: 11/50962-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2011 - 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Nadia Monesi
Beneficiário:Nadia Monesi
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/00228-9 - Caracterização molecular da interação de fatores trans-ativadores de D. melanogaster com elementos cis-reguladores identificados no promotor do gene de pufe de DNA BhC4-1, BP.TT
Assunto(s):Fatores de transcrição  Drosophila melanogaster 

Resumo

Nosso laboratório investiga mecanismos que promovem padrões de expressão gênica regulados no desenvolvimento em eucariotos superiores. Dentro deste tema, nosso grupo tem contribuído com a caracterização funcional de módulos cis-reguladores que promovem padrões de expressão gênica regulados no desenvolvimento, bem como com a identificação de fatores trans-ativadores que interagem com estes módulos cis-reguladores. Como modelo de estudo, utilizamos o gene de pufe de DNA BhC4-1, cuja análise funcional está sendo realizada no sistema-modelo D. melanogaster. Em transgênese, este gene é expresso de modo regulado na glândula salivar de prépupas e na glândula anelar a partir do final do desenvolvimento embrionário. Ensaios funcionais revelaram que os elementos cis-reguladores que controlam a expressão do gene na glândula salivar são separáveis daqueles que regulam a expressão na glândula anelar. Resultados de experimentos de interação gênica revelaram que produtos de genes diretamente induzidos por ecdisona modulam os níveis de expressão de BhC4-1 na glândula salivar. Especificamente, Foi demonstrado que as isoformas Z3 do gene BR-C e E74A do gene E74 têm papel importante na regulação de BhC4-1 na glândula salivar. Mais recentemente, um rastreamento realizado no sistema mono-híbrido de levedura resultou na identificação de 8 genes candidatos a funcionarem como reguladores da transcrição de BhC4-1 na glândula anelar. Neste contexto, o presente projeto tem dois objetivos principais: a) caracterizar os mecanismos de interação do fator de transcrição E74A com o enhancer de glândula salivar do gene BhC4-1; b) validar experimentalmente a atividade de trans-ativação de 8 genes candidatos a regular a expressão de BhC4-1 na glândula anelar. Para alcançar estes objetivos serão utilizadas metodologias complementares que permitirão caracterizar a atividade de trans-ativação dos fatores identificados tanto in vitro, como in vivo. Os resultados obtidos contribuirão para a caracterização dos mecanismos reguladores da expressão de genes de pufes de DNA e também para o entendimento de mecanismos gerais de regulação de expressão gênica no desenvolvimento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WILFREDO CACHAY WESTER, JORGE VICTOR; COUTO LIMA, CARLOS ANTONIO; ROSA MACHADO, MAIARO CABRAL; ZAMPAR, PATRICIA VIEIRA; TAVARES, SIMONE SAKAGUTE; MONESI, NADIA. Characterization of a novel Drosophila melanogaster cis-regulatory module that drives gene expression to the larval tracheal system and adult thoracic musculature. GENESIS, v. 56, n. 8 AUG 2018. Citações Web of Science: 0.
FRANK, HENRIQUE OLIVEIRA; SANCHEZ, DANILO GARCIA; OLIVEIRA, LUCAS DE FREITAS; KOBARG, JORG; MONESI, NADIA. The Drosophila melanogaster Eip74EF-PA transcription factor directly binds the sciarid BhC4-1 promoter. GENESIS, v. 55, n. 11 NOV 2017. Citações Web of Science: 1.
SIMON, CLAUDIO ROBERTO; SIVIERO, FABIO; MONESI, NADIA. Beyond DNA puffs: What can we learn from studying sciarids?. Genesis, v. 54, n. 7, p. 361-378, JUL 2016. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.