Busca avançada
Ano de início
Entree

Catalisadores de oxidação baseados em nanopartículas metálicas suportadas em sílica mesoporosa

Processo: 11/12521-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2011 - 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Ângela Albuquerque Teixeira Neto
Beneficiário:Ângela Albuquerque Teixeira Neto
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Ensaios físico-químicos  Oxidação  Catalisadores  Nanopartículas  Álcool 

Resumo

Processos de oxidação são extremamente importantes na síntese de química fina e de produtos intermediários; em particular, a oxidação primária de alcoóis a aldeídos tem uma importância fundamental em laboratório e procedimentos industriais. O uso de catalisadores heterogêneos suportados com nanopartículas metálicas tem sido proposto como uma alternativa aos processos de oxidação estequiométricos, que envolvem o uso de reagentes tóxicos e geram grandes quantidades de resíduos. A escolha tanto do suporte do catalisador, como das espécies metálicas envolvidas, é de grande importância e tem grande influência na atividade catalítica. O uso de sílica mesoporosa como suporte para catalisadores heterogêneos é particularmente interessante, principalmente pela possibilidade de confinamento das nanopartículas, o que diminui significativamente a lixiviação dos metais, além de limitar o seu crescimento. Embora já existam relatos sobre o uso de catalisadores baseados em sílica mesoporosa contendo nanopartículas bimetálicas em reações de oxidação de alcoóis, pouco se sabe sobre o mecanismo pela qual a reação procede e qual o papel de cada uma das espécies metálicas no processo. Esse projeto propõe a preparação de catalisadores baseados em sílica mesoporosa suportada com nanopartículas mono ou bimetálicas de Au, Ag, Pt ou Pd, para a aplicação na reação de oxidação do álcool benzílico. Esses materiais serão caracterizados e as suas características morfológicas serão correlacionadas com a sua atividade catalítica. Será realizada uma minuciosa comparação entre grupos de materiais que se relacionem entre si e cujas informações se complementem, de modo a se obter evidências sobre a ação das espécies catalíticas no processo de oxidação da molécula do álcool. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TEIXEIRA-NETO, A. A.; FACETO, B.; SIEBRA, L. S.; TEIXEIRA-NETO, E. Effect of the synthesis method on the properties and catalytic activities of Au/Pd nanoparticles supported on organophilic clay. APPLIED CLAY SCIENCE, v. 116, p. 175-181, NOV 2015. Citações Web of Science: 3.
FACETO, BIANCA; TEIXEIRA-NETO, ERICO; PASTORE, HELOISE O.; OLIVEIRA, CRISTIANO L. P.; TEIXEIRA-NETO, ANGELA A. On the formation and accessibility of gold nanoparticles confined in SBA-15 mesoporous molecular sieve. Microporous and Mesoporous Materials, v. 210, p. 86-93, JUL 1 2015. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.