Busca avançada
Ano de início
Entree

Resolução cinética dinâmica de aminas primárias e síntese de moléculas com potencial atividade biológica

Processo: 11/12821-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2011 - 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Fernanda Amaral de Siqueira
Beneficiário:Fernanda Amaral de Siqueira
Instituição-sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Assunto(s):Síntese orgânica  Aminas 

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo estudar a metodologia de resolução cinética dinâmica para a síntese de aminas assimétricas. Sabe-se que as aminas constituem unidades estruturais presentes em grande número de compostos que apresentam atividade biológica, especialmente aquelas relacionadas ao sistema nervoso central, podendo atuar como drogas antidepressivas. A principal frente de trabalho é o desenvolvimento da metodologia de resolução cinética dinâmica não-enzimática de aminas primárias, utilizando sulfonamidas quirais como agentes indutores de quiralidade na etapa de acetilação e catalisadores de paládio suportados em sais de metais alcalino-terrosos na etapa de racemização. A partir dos estudos propostos pretendemos generalizar os resultados para uma série de compostos funcionalizados, entre eles aminoindanos, aminocromanos, aminoácidos e derivados para posterior aplicação nas sínteses de substâncias que apresentem atividade biológica. Uma outra frente de trabalho envolvida neste projeto é o desenvolvimento de novos catalisadores metálicos de paládio, níquel e bimetálicos (contendo Ni e Pd) para promover racemização de aminas quirais, os quais poderão ser utilizados tanto na Resolução Cinética Dinâmica não-enzimática quanto na enzimática de aminas aromáticas ou alifáticas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BÁRBARA R. OLIVEIRA; CARLA C. SILVA; JULIANA C. P. CALADO; WAGNER L. BATISTA; FERNANDA A. SIQUEIRA; LUIZ S. LONGO JR. REPARAÇÃO DE α-ACETILOXI-N-CICLOEXILAMIDAS ATRAVÉS DA REAÇÃO DE PASSERINI UTILIZANDO DIMETILCARBONATO COMO SOLVENTE AMBIENTALMENTE AMIGÁVEL. Química Nova, v. 41, n. 1, p. -, Jan. 2018.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.