Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de tratamentos de superfície na caracterização química superficial da zircônia e na resistência de união com diferentes cimentos

Resumo

Os tratamentos de superfície (ácido fluorídrico seguido de silano) habitualmente empregados nas cerâmicas com elevado conteúdo de matriz vítrea não são eficazes nas zircônias, uma vez que estas são constituídas basicamente por fase cristalina. Portanto, a busca por tratamentos alternativos que promovam retenção micromecânica e adesão torna-se necessária visando maior resistência e durabilidade da interface cimento/zircônia. Sendo assim, o objetivo deste estudo é avaliar a influência de diferentes tratamentos de superfície na caracterização química superficial da zircônia Lava (3M ESPE) e na resistência de união com diferentes composições de cimentos. Para o ensaio de resistência ao cisalhamento, serão confeccionados 280 discos de zircônia, com 5,0 mm diâmetro e 2,0 mm de espessura os quais receberão um dos seguintes tratamentos de superfície: 1) Al2O3 50 µm; 2) Al2O3 50 µm + silano; 3) Al2O3 110 µm (Rocatec Pre); 4) Rocatec Pre + silano; 5) partículas de Al2O3 modificadas por sílica de 30 µm (Rocatec Soft) + silano; 6) Rocatec Pre + partículas de Al2O3 modificadas por sílica de 110 µm (Rocatec Plus) + silano e 7) Rocatec Plus + silano. Após o jateamento, os discos serão limpos com isopropanol 99% em ultrasom por 3 min e, a seguir, o silano será aplicado. Discos de resina composta pre-polimerizados (5 mm de diâmetro x 2 mm de espessura) serão cimentados na superfície da zircônia tratada com um dos seguintes cimentos: 1) RelyX Luting 2; 2) RelyX ARC; 3) RelyX U100 e 4) Panavia F (n=10). Nos grupos cimentados com RelyX Luting 2, RelyX ARC e RelyX U100, será empregado o silano RelyX Ceramic Primer (3M ESPE) enquanto nos grupos cimentados com Panavia F, o silano Clearfil Ceramic Primer (Kuraray) será usado. Os espécimes serão termociclados (10.000 ciclos - 5 e 55 °C e tempo de imersão de 30 s) e submetidos ao ensaio de cisalhamento em máquina de ensaios mecânicos (EMIC). Os dados serão analisados estatisticamente conforme os resultados dos testes de normalidade e homocedasticidade (±=0,05). Após o ensaio de cisalhamento, o modo de fratura dos espécimes será analisado em estereomicroscópio (x20). Adicionalmente, duas amostras de cada condição de jateamento serão caracterizadas quanto à composição química superficial da zircônia por meio da análise do EDS. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCIASCI, PLINIO; ABI-RACHED, FILIPE OLIVEIRA; ADABO, GELSON LUIS; BALDISSARA, PAOLO; FONSECA, RENATA GARCIA. Effect of surface treatments on the shear bond strength of luting cements to Y-TZP ceramic. JOURNAL OF PROSTHETIC DENTISTRY, v. 113, n. 3, p. 212-219, MAR 2015. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.