Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da ressurgência do Cabo Frio sobre o potencial reprodutivo e recrutamento de invertebrados de costões rochosos: variabilidade espaço-temporal e potenciais respostas a alterações climáticas (FAPESP/FAPERJ)

Processo: 11/50179-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2011 - 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia
Convênio/Acordo: FAPERJ
Pesquisador responsável:Aurea Maria Ciotti
Beneficiário:Aurea Maria Ciotti
Instituição-sede: Centro de Biologia Marinha (CEBIMAR). Universidade de São Paulo (USP). São Sebastião , SP, Brasil
Assunto(s):Oceanos e mares  Mudança climática  Animais aquáticos  Análise espaço-temporal 

Resumo

As mudanças climáticas trazem, dentre algumas de suas consequências previstas, a elevação da temperatura dos oceanos, alteração de padrões de circulação e aumento da frequência e intensidade da ação de ondas no entre marés. Toda essa alteração tem potencial de afetar a dinâmica de áreas de ressurgência. O estudo será realizado na área de influência da ressurgência do Cabo Frio, de Arraial do Cabo - RJ ao São Sebastião-SP. Com as premissas apontadas acima, este estudo pretende investigar o efeito de flutuações espaços-temporais da Ressurgência do Cabo Frio sobre o recrutamento e o potencial reprodutivo de espécies de cirripedes e moluscos bivalves do entre marés, buscando correlações com variáveis climatológicas. Dados pretéritos serão levantados e correlacionados tanto com variáveis climatológicas como os padrões da pluma de ressurgência de Cabo Frio na intenção de verificar anomalias. Para alcance de tal objetivo, serão utilizadas amostragens de campo em meso-escala espacial (12 sítios) e alta frequência temporal (mensal por 2 anos) para as comunidades sésseis e recrutas; dados de concentração de clorofila-a e temperatura da superfície do oceano obtida por sensoriamento remoto diariamente e semanalmente; variáveis climáticas; e comparação com séries temporais pretéritas. A presente proposta de estudo deverá auxiliar na geração de dados integrados temporalmente e espacialmente, o que permitirá o desenvolvimento de modelos ecológicos de previsão para região, melhor compreensão da dinâmica oceanográfica da ressurgência e de suas flutuações, e potenciais alterações devido a mudanças climáticas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE AZEVEDO MAZZUCO, ANA CAROLINA; CHRISTOFOLETTI, RONALDO ADRIANO; COUTINHO, RICARDO; CIOTTI, AUREA MARIA. The influence of atmospheric cold fronts on larval supply and settlement of intertidal invertebrates: Case studies in the Cabo Frio coastal upwelling system (SE Brazil). JOURNAL OF SEA RESEARCH, v. 137, p. 47-56, JUL 2018. Citações Web of Science: 0.
MAZZUCO, A. C. A.; CHRISTOFOLETTI, R. A.; PINEDA, J.; STARCZAK, V. R.; CIOTTI, A. M. Temporal variation in intertidal community recruitment and its relationships to physical forcings, chlorophyll-a concentration and sea surface temperature. Marine Biology, v. 162, n. 9, p. 1705-1725, SEP 2015. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.