Busca avançada
Ano de início
Entree

Respostas bioquímicas e moleculares às mudanças climáticas de artrópodes de importância na agricultura e na pecuária

Processo: 11/50218-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2011 - 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Convênio/Acordo: FAPERJ
Pesquisador responsável:Sirlei Daffre
Beneficiário:Sirlei Daffre
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Carrapatos  Anaplasmose  Expressão gênica  Temperatura atmosférica  Mudança climática 

Resumo

O objetivo geral do projeto é estudar a interferência das mudanças na temperatura, tanto na infecção do carrapato R. (B.) microplus pela riquétisa Anaplasma marginale, como do inseto fitófago O. fasciatus com o tripanossomatídeo P. serpens. Neste projeto, pretendemos realizar o sequenciamento, utilizando a tecnologia de 454, de um pool de cDNAs normalizados obtidos a partir de corpos gordurosos de fêmeas de o. fasciatus, aumentando, assim drasticamente a informação disponível na literatura sobre este inseto e obtendo dados moleculares que suportem as investigações aqui propostas. Verificar o efeito de diferentes temperaturas na longevidade, no perfil de vôo, no desenvolvimento dos ovários, no número de ovos postos e no número de ovos eciodidos em O. fasciatus. Estudar as alterações, causadas por diferentes temperaturas, nas vias de síntese de fosfolipídios e lipídios neutros nos ovários e corpo gorduroso de O. fasciatus. Estudar as alterações, causadas por diferentes temperaturas, nas vias de síntese de fosfolipídios e lipídios neutros no intestino e corpo gorduroso de O. fasciatus infectados com P. serpens. Estudar as diferenças na expressão de proteínas relacionadas ao metabolismo lipídico de O. fasciatus durante a infecção por P. serpens, causadas por diferentes temperaturas. Caracterizar as alterações nos microdomínios lipídicos de membrana do intestino de O. fasciatus, causadas por diferentes temperaturas na infecção por P. serpens. Analisar as alterações, causadas por diferentes temperaturas, na presença de proteínas de ligação aos parasitas nos microdomínios de membrana do intestino O. fasciatus. Avaliar o efeito da temperatura na atividade CK2 de O. fasciatus, durante a infecção por P. serpens. Avaliar o efeito da temperatura (18°C, 30°C e 37°C) na infecção das células embrionárias BME26 pela A. marginale, através dos seguintes parâmetros: 1. Número de patógenos; 2. Resposta imunológica das células BME 26; 3. Quantificação da expressão de genes de R. (B.) microplus conhecidamente modulados pela infecção pela A. marginale; 4. Quantificação da expressão gênica de A. marginale tomando como base genes de Rickefsia rickefsii modulados pela temperatura durante a ínfecção no canrapato Amblyoma cajanensis. Avaliar o efeito da temperatura (entre 18°C, 30°C e 37°C) na transmissão vertical da A. marginale em R. (B.) microplus. Avaliar o efeito da temperatura (18°C, 30°C e 37OC) na atividade CK2 das células BME26 na interação com A. marginale. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ESTEVES, E.; POHL, P. C.; KLAFKE, G. M.; RECK, J.; FOGACA, A. C.; MARTINS, J. R.; DAFFRE, S. Low temperature affects cattle tick reproduction but does not lead to transovarial transmission of Anaplasma marginale. Veterinary Parasitology, v. 214, n. 3-4, p. 322-326, DEC 15 2015. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.