Acompanhamento da racionalização voltada para fora das organizações
Resumo
Este projeto advém dos resultados da pesquisa de pós-doutorado com bolsa F APESP feita entre 2007 e 2009. Objetiva, portanto, complementar tal investigação, porém com maior aprofundamento teórico e sustentação empírica. Toma a religiosidade como um fator ainda considerável na compreensão da sociedade brasileira, com destaque para o cristianismo. A pesquisa se voltará para as bases materiais, os serviços sociais prestados e os respectivos desdobramentos políticos das principais instituições cristãs brasileiras. Mais que a influência religiosa sobre os modelos de comportamento econômico já delineados (empreendedorismo liberal, economia solidária e terceiro setor), o foco agora é a configuração econômica, assistencial e política do cristianismo no Brasil. Para tanto, o ponto de partida será a minuciosa análise teórica da relação entre religião e economia, desde Max Weber até alguns autores da sociologia econômica contemporânea. Interessa a compreensão apurada da religião como uma fonte de orientação de conduta também econômica, além de política. A abordagem do universo cristão brasileiro levará em conta seu pluralismo que abrange a categoria censitária nova do "neocristianismo", incluindo nele - conforme alguns cientistas sociais da religião - o espiritismo kardecista, dada a materialização do princípio da caridade cristã que os espíritas promovem. O cristianismo brasileiro será investigado enquanto base de sustentação ideológica e também de legitimação social de práticas, tanto assistenciais, quanto econômicas e políticas. Entidades de assistência social e empresas lucrativas com referências institucionais cristãs, bem como as lideranças com cargos públicos, parlamentares e executivos, que delas emergem, serão sistematicamente investigadas. (AU)
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