Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da interação entre vias de sinalização no controle da proliferação e diferenciação celular na mucosa gástrica

Processo: 11/07089-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2011 - 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Patrícia Gama
Beneficiário:Patrícia Gama
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Peptídeos e proteínas de sinalização intracelular  Proliferação celular  Fator transformador de crescimento beta  Genes erbB-1 

Resumo

O crescimento e amadurecimento do estômago envolvem o equilíbrio entre proliferação, migração, diferenciação e morte celular. Esses processos celulares, por sua vez, são controlados pela interação entre diferentes elementos, entre eles hormônios, alimento, fatores de crescimento, moléculas contidas no leite materno e o programa genético. O desmame precoce, que consiste na mudança abrupta do padrão alimentar, estimula a proliferação no epitélio gástrico ao mesmo tempo em que provoca aumento nos níveis protéicos de TGFalfa e seu receptor EGFR e modifica a localização da expressão de TGFbeta3. Ainda neste modelo experimental, sabemos que há uma maior ativação das vias de Src e MAPK, que são algumas das cascatas de sinalização que podem ser estimuladas pelo EGFR. Considerando as modificações na expressão de TGFalfa/EGFR e TGFbeta após o desmame precoce, nosso objetivo é avaliar como elementos exógenos (alimento) e teciduais regulam e disparam seus efeitos através da sinalização celular, uma vez que pode haver interação entre as vias de sinalização desencadeadas por TGFalfa/EGFR e TGFbeta, que pode ser fundamental na regulação do crescimento gástrico. Para isso, estudaremos as interações entre esses elementos e seus efeitos sobre a proliferação celular gástrica in vivo e in vitro, utilizando inibidores específicos para cada via de sinalização a ser analisada. In vivo, adotaremos o modelo do desmame precoce em ratos para estudar a participação das vias estimuladas por TGFalfa/EGFR e TGFbeta na proliferação e diferenciação celular na mucosa gástrica. In vitro, células epiteliais gástricas serão utilizadas para estudar o crosstalk entre as vias de sinalização ativadas pelos dois fatores de crescimento e seus efeitos sobre a proliferação celular, analisando também proteínas relacionadas com a progressão do ciclo celular. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.