Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização mineralógica e tecnológica de zeólitas para uso no tratamento de efluentes da indústria de reciclagem de alumínio

Resumo

Nos últimos anos o Brasil vem se destacando como o maior reciclador de alumínio do mundo. Apesar da importância dessa atividade as técnicas empregadas nesse setor vêm gerando quantidades significativas de escórias que ainda são reaproveitadas por pequenas empresas para recuperar o alumínio, por meio de lixiviação com água. Esse processo, por sua vez, gera efluentes líquidos e gasosos ricos em amônio/amônia, além de outros componentes. Pelo fato dessas empresas não tratarem seus efluentes e ainda os descartarem diretamente em corpos d'água, acabam contribuindo com a eutrofização do meio. O projeto em questão pretende caracterizar e estudar as propriedades tecnológicas de algumas zeólitas naturais e sintetizadas com a finalidade de testá-las no tratamento de efluentes gerados nos processos de reciclagem de alumínio. Os minerais de zeólitas têm sido amplamente utilizados em diversos processos que envolvem catálise e adsorção; a sua afinidade pelos íons amônio justifica o seu uso no tratamento de efluentes da indústria do alumínio. Serão utilizadas zeólitas naturais e também àquelas sintetizadas a partir da cinza do bagaço da cana-de-açúcar por meio do processo hidrotérmico. Assim, alguns parâmetros como tempo, temperatura, pH, concentração e presença de diferentes íons serão analisados, para indicar as melhores condições de remoção de amônio do efluente estudado. Após o tratamento, as zeólitas saturadas com amônio serão testadas como fertilizantes de liberação lenta para o solo agrícola, fechando-se o ciclo de tratamento e reaproveitamento de resíduos industriais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SHINZATO, MIRIAN CHIEKO; WU, LUIS FERNANDO; MARIANO, THAIS OLIVEIRA; FREITAS, JULIANA GARDENALLI; MARTINS, TEREZA SILVA. Mineral sorbents for ammonium recycling from industry to agriculture. Environmental Science and Pollution Research, v. 27, n. 12 FEB 2020. Citações Web of Science: 0.
BRAZ, INARA GUGLIELMETTI; SHINZATO, MIRIAN CHIEKO; MONTANHEIRO, TARCISIO JOSE; DE ALMEIDA, THELMA MIRANDA; DE SOUZA CARVALHO, FLAVIO MACHADO. Effect of the Addition of Aluminum Recycling Waste on the Pozzolanic Activity of Sugarcane Bagasse Ash and Zeolite. WASTE AND BIOMASS VALORIZATION, v. 10, n. 11, p. 3493-3513, NOV 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.