Busca avançada
Ano de início
Entree

Micrometeorologia urbana tropical aplicada às mudanças climáticas das regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro

Processo: 11/50178-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2011 - 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Convênio/Acordo: FAPERJ
Pesquisador responsável:Amauri Pereira de Oliveira
Beneficiário:Amauri Pereira de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Atmosfera  Calor  Turbulência atmosférica  Clima 

Resumo

Este projeto tem como objetivo estimar a evolução diurna e sazonal dos fluxos verticais turbulentos de calor sensível, calor latente, momento, dióxido de carbono e radiação líquida na superfície representativa de regiões urbanas tropicais, através de medidas coletadas em torres micrometeorológicas. As plataformas existentes nos campus da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) serão utilizadas para instalação dos sensores de turbulência, meteoros lógicos e de radiação, considerado-as como representativas das Regiões Metropolitanas de São Paulo (RMSP) e do Rio de Janeiro (RMRJ). As estruturas dinâmicas e termodinâmicas da atmosfera serão estimadas através de medidas coletadas por oito radiossondagens, lançadas diariamente durante duas campanhas intensivas, inverno e verão, com 10 dias de duração cada. Estas medidas permitirão caracterizar simultaneamente a evolução diurna da camada limite planetária (CLP) nestas duas regiões metropolitanas. Em São Paulo, estimativas com alta resolução temporal da altura da CLP também serão obtidas por meio do sensoriamento remoto com o "Light Detection And Ranging" (LIDAR) do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (/PEN). As medidas de balanço de energia na superfície e a evolução diurna da CLP irão permitir um avanço significativo na compreensão dos processos turbulentos sobre regiões urbanas tropicais. Além disso, também será realizado um levantamento da ocupação do solo dessas regiões metropolitanas para determinar a representatividade das medidas de turbulência coletadas nas duas plataformas micrometeorológicas. Portanto, este estudo visa caracterizar observacionalmente o microclima da RMSP e RMRJ, e estabelecer um conjunto representativo de parâmetros meteorológicos que possam ser utilizados para propor de forma objetiva, ações de gerencialmente ambiental e estratégias de mitigação do impacto que as mudanças climáticas terão nas duas maiores áreas urbanos do Brasil, caso se concretize as previsões de aquecimento global do "Intergovernmental Panel on Climate Change" (IPCC). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARQUES FILHO, EDSON P.; OLIVEIRA, AMAURI P.; VITA, WILLIAN A.; MESQUITA, FRANCISCO L. L.; CODATO, GEORGIA; ESCOBEDO, JOAO F.; CASSOL, MARIANA; FRANCA, JOSE RICARDO A. Global, diffuse and direct solar radiation at the surface in the city of Rio de Janeiro: Observational characterization and empirical modeling. RENEWABLE ENERGY, v. 91, p. 64-74, JUN 2016. Citações Web of Science: 24.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.