Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da viabilidade de reuso de água residuária tratada no meio rural: efeitos qualitavivos na cultura e no solo

Processo: 10/20081-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2011 - 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:Claudinei Fonseca Souza
Beneficiário:Claudinei Fonseca Souza
Instituição-sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Assunto(s):Irrigação  Reúso da água 

Resumo

A reutilização do efluente de esgoto tratado para reduzir o uso e preservar os mananciais para irrigação tem sido de grande interesse na agricultura. O uso planejado, além de constituir fonte de água para culturas agrícolas, possui elementos essenciais para a fertilidade dos solos e proteção ao meio ambiente, economizando água e reduzindo a poluição dos meios hídricos receptores destes efluentes. O uso não regulamentado da prática do reúso de água pode acarretar a contaminação do solo por nitratos, agentes químicos e biológicos, que colaboram para o aumento da salinidade, sodicidade, metais pesados e contaminação patogênica, degradando o meio ambiente e contaminando aqüíferos subterrâneos. O objetivo deste trabalho é avaliar os efeitos da disposição de água residuária tratada em uma estação compacta por leito de raízes em um sistema solo-planta, objetivando ter: um acréscimo no rendimento da cultura através da irrigação utilizando água de reúso e um produto com qualidade adequada ao consumo humano com sustentabilidade do processo. Para isso, será realizado em laboratório um experimento em condições controladas, onde serão utilizados 15 corpos de prova divididos em 3 grupos de 5 para que ocorra a replicabilidade do experimento. A quantidade de água a ser aplicada em cada um dos 5 corpos de prova será de 1,29L, 2,58L, 3,87L, 5,16L e 6,45L respectivamente. Desta forma será simulado uma condição em que no primeiro corpo de prova seja aplicada água para suprir a demanda hídrica equivalente a um ciclo da cultura, e nos demais, dois, três, quatro e encerrando o quinto corpo de prova com o equivalente a cinco ciclos. Destas amostras serão realizadas análises para determinação das características químicas e físicas do solo. Numa segunda parte será conduzido em condições de campo um ensaio com a cultura da alface visando avaliar o efeito no solo após a aplicação de água de reúso. Espera-se com este trabalho chegar a uma avaliação das possíveis alterações que a utilização de água de reúso possa causar nas propriedades físico-químicas do solo, alterando ou não, suas propriedades agronômicas, que por conseqüência interferirão no desenvolvimento de determinadas culturas, contribuindo para a gestão da aplicação de águas de reúso na agricultura. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRESSA DE ALMEIDA SOARES OLIVEIRA; REINALDO GASPAR BASTOS; CLAUDINEI FONSECA SOUZA. Adaptation of domestic effluent for agricultural reuse by biological, physical treatment and disinfection by ultraviolet radiation. Rev. Ambient. Água, v. 14, n. 2, p. -, 2019.
URBANO, VANESSA RIBEIRO; MENDONCA, THAIS GRANDIZOLI; BASTOS, REINALDO GASPAR; SOUZA, CLAUDINEI FONSECA. Effects of treated wastewater irrigation on soil properties and lettuce yield. Agricultural Water Management, v. 181, p. 108-115, FEB 2017. Citações Web of Science: 23.
VANESSA RIBEIRO URBANO; THAÍS GRANDIZOLI MENDONÇA; REINALDO GASPAR BASTOS; CLAUDINEI FONSECA SOUZA. Physical-chemical effects of irrigation with treated wastewater on Dusky Red Latosol soil. Rev. Ambient. Água, v. 10, n. 4, p. 737-747, Dez. 2015.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.