Busca avançada
Ano de início
Entree

I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais

Processo: 11/15555-2
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Vigência: 18 de novembro de 2011 - 19 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Cármen Lúcia Brancaglion Passos
Beneficiário:Cármen Lúcia Brancaglion Passos
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação matemática | formação de professores que ensinam Matemática | Matemática na Educação Infantil | Matemática nos Anos Iniciais | Processos de Ensino e Aprendizagem | Encontro Científico

Resumo

O "I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais" debaterá as preocupações geradas na formação de professores e na experiência de docentes que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental relativas à Matemática. Tem como objetivo proporcionar momentos de encontro e reflexão entre docentes dos primeiros anos do Ensino Fundamental, Professores da Educação Infantil, Estudantes de Licenciatura (Pedagogia, Matemática); Estudantes de Pós-Graduação e outros profissionais, com a realização conferência plenária, oficinas, palestras temáticas e apresentação de comunicações científicas e relatos de experiências. Tem como objetivos Objetivos:1) Proporcionar momentos de encontro e reflexão a respeito da matemática que se aprende e da matemática que se ensina entre educadores da Educação Infantil, docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, estudantes da graduação em Pedagogia presencial e a distância da UFSCar e demais instituições formadoras, estudantes da pós-graduação em Educação e em Educação Matemática, pesquisadores e outros profissionais ligados a esta temática; 2) Promover o compartilhamento de conhecimentos e experiências relacionadas com o ensino e aprendizagem da Matemática nos primeiros anos de escolaridade; 3) Promover novas aprendizagens metodológicas sobre a matemática que se ensina nos anos iniciais; 4) Promover a divulgação de resultados de pesquisas que focalizam a matemática nos anos iniciais e a formação de professores que ensinam matemática; 5) Contribuir para as pesquisas sobre a matemática no início da escolarização no campo da Educação Matemática e da Educação; 6) Promover reflexões a respeito do desenvolvimento curricular dos cursos formação de professores dos anos iniciais e educação infantil.Serã proferidas 2 conferências e 8 palestras; haverá 12 oficinas com atividades voltadas à prática de professores que ensinam matemática. Haverá momentos para comunicação científica e relatos de experiências. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)