Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação da fluidodinâmica computacional a uma caldeira de bagaço

Processo: 10/50389-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Parceria para Inovação Tecnológica - PITE
Vigência: 01 de novembro de 2011 - 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química
Pesquisador responsável:Song Won Park
Beneficiário:Song Won Park
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Empresa: Equipalcool Sistemas Ltda (Equipalcool)
Município: São Paulo
Assunto(s):Bagaços  Combustão 

Resumo

A análise e avaliação de escoamentos de fluidos no interior de geometrias complexas, como uma caldeira, ainda não foi alcançada analiticamente, sendo necessário o uso de simulações numéricas. A fluidodinâmica computacional (CFD) tem se mostrado muito útil na obtenção de perfis de velocidade, pressão, temperatura, concentração dos gases, entre outros, dentro da caldeira, isso auxilia no entendimento dos fenômenos físicos que ocorrem dentro delas e vem recebendo atenção crescente na solução de problemas diversos, em conseqüência principalmente da disponibilidade de códigos computacionais no mercado. O presente projeto tem por objetivo simular, através da técnica CFD, uma caldeira para queima de bagaço a fim de aperfeiçoar os projetos de novas unidades geradoras de vapor, permitindo otimizar condições de operação assim como o funcionamento de cada componente da caldeira e reduzir as emissões de poluentes, o consumo do combustível ou aumentar a produção de vapor e venda de energia à malha nacional. A validação do modelo através de CFD será realizada comparando os resultados teóricos com os medidos em campo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORTES-RODRIGUEZ, EDGAR FERNANDO; NEBRA, SILVIA A.; SOSA-ARNAO, JUAN HAROLD. Experimental efficiency analysis of sugarcane bagasse boilers based on the first law of thermodynamics. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, v. 39, n. 3, p. 1033-1044, MAR 2017. Citações Web of Science: 3.
D. J. O. FERREIRA; J. H. SOSA ARNAO; B. C. MOREIRA; L. P. RANGEL; S. W. PARK. THE IMPACT OF RADIATION IN THE GAS COMBUSTION MODEL FOR SUGARCANE BAGASSE GRATE BOILER. Brazilian Journal of Chemical Engineering, v. 33, n. 3, p. 617-626, Set. 2016.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.