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Construção de um protocolo para avaliação da compreensão leitora de escolares do ciclo I do ensino fundamental

Processo: 11/11369-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Clara Regina Brandão de Avila
Beneficiário:Clara Regina Brandão de Avila
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Adriana de Souza Batista Kida ; João Maroco ; Patrícia Silva Lúcio
Assunto(s):Leitura  Compreensão da leitura  Ensino fundamental 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:compreensão leitora | Ensino Fundamental | protocolo | Teoria de Resposta ao Item | Linguagem

Resumo

No âmbito da Fonoaudiologia, a ASHA (American Speech-Language-Hearing Association) indica princípios para a prática baseada em evidências aplicada aos distúrbios da comunicação humana e aponta para a necessidade do uso de instrumentos padronizados. No Brasil, estudiosos ressaltam a escassez de instrumentos formais e objetivos, disponíveis para avaliação e diagnóstico dos Distúrbios da Comunicação. Dentre os problemas encontrados, salienta-se: a) ausência de estudos com número amostral suficientemente robusto e poder estatístico adequado para gerar inferências sobre o construto; b) métodos inadequados de análise estatística inferencial; c) ausência de comprovação e verificação de modelos teóricos subjacentes ao fenômeno investigado; d) pouca atenção ao poder discriminativo dimensional do item. Objetivo: construir uma bateria de avaliação de compreensão leitora de escolares do Ciclo I do Ensino Fundamental que avalie de forma válida e confiável os seguintes domínios: span de leitura; decodificação de itens isolados; percepção da fala e compreensão de textos narrativos e expositivos. Amostra: 800 crianças, equitativamente distribuídas nos quatro anos escolares, proporcionalmente alocadas nas categorias de ensino (municipal, estadual e particular) por meio de um processo de partilha proporcional entre sete subprefeituras do município de São Paulo. Para a análise de dados, utilizar-se-á a TRI. Serão usados modelos logísticos de dois parâmetros, para itens dicotômicos ou de respostas graduais. Os itens serão analisados quanto ao funcionamento diferencial, função de informação, adequação ao modelo e criação de escores significativos. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COGO-MOREIRA, HUGO; PLOUBIDIS, GEORGE B.; BRANDAO DE AVILA, CLARA REGINA; MARI, JAIR DE JESUS; VIEIRA PINHEIRO, ANGELA MARIA. EACOL (Scale of Evaluation of Reading Competence by the Teacher): evidence of concurrent and discriminant validity. NEUROPSYCHIATRIC DISEASE AND TREATMENT, v. 8, p. 443-454, . (11/11369-0)
LUCIO, PATRICIA SILVA; LOURENCO, FAUSTO COUTINHO; COGO-MOREIRA, HUGO; BANDALOS, DEBORAH; FERREIRA DE CARVALHO, CAROLINA ALVES; BATISTA KIDA, ADRIANA DE SOUZA; BRANDAO DE AVILA, CLARA REGINA. Reading Comprehension Tests for Children: Test Equating and Specific Age-Interval Reports. FRONTIERS IN PSYCHOLOGY, v. 12, . (11/11369-0)