Busca avançada
Ano de início
Entree

Analises fisiologicas em especies arboreas com vistas a elaboracao de modelo de fluxo estomatico de ozonio.

Resumo

As concentrações de ozônio têm aumentado anualmente tanto em regiões urbanas quanto rurais, o que pode resultar em redução da produtividade agrícola e danos às espécies vegetais e ecossistemas. Apesar da relevância dessa questão, praticamente nada se sabe sobre a sensibilidade de espécies tropicais a esse poluente. A fotossíntese é um dos primeiros processos a ser alterado, o que repercute na capacidade da planta responder ao estresse, crescer e reproduzir-se. Neste estudo pretende-se avaliar as trocas gasosas de CO2 e H2O e a fluorescência da clorofila a em duas espécies arbóreas nativas, Croton floribundus Spreng. e Astronium graveolens Jacq. sob condições ambientais de clima e qualidade do ar. As plantas serão expostas por seis períodos de três meses em local contaminado por ozônio. As condições meteorológicas e a concentração de poluentes no local de estudo serão monitorados continuamente. Serão realizados cursos diários dos parâmetros fotossintéticos sob as diversas condições ambientais para que ao final seja realizada análise multivariada e estabelecida a importância relativa dos fatores climáticos e de qualidade do ar nas trocas gasosas dessas espécies. Além disso, serão expostos nesse mesmo local, por quatro períodos de três meses, espécimes de Psidium guajava L. cv. Paluma para a obtenção de dados de condutância estomática que complementem a série que a equipe proponente já possui. Os dados de condutância estomática das três espécies possibilitarão a elaboração de modelo de fluxo estomático de ozônio que constituirá um subsídio à proposição de um índice de proteção de espécies tropicais contra os efeitos do ozônio, atualmente inexistente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASSIMIRO, JESSICA C.; MOURA, BARBARA B.; ALONSO, ROCIO; MEIRELLES, SERGIO T.; MORAES, REGINA M. Ozone stomatal flux and O-3 concentration-based metrics for Astronium graveolens Jacq., a Brazilian native forest tree species. Environmental Pollution, v. 213, p. 1007-1015, JUN 2016. Citações Web of Science: 6.
ASSIS, PEDRO I. L. S.; ALONSO, ROCIO; MEIRELLES, SERGIO T.; MORAES, REGINA M. DO3SE model applicability and O-3 flux performance compared to AOT40 for an O-3-sensitive tropical tree species (Psidium guajava L. `Paluma'). Environmental Science and Pollution Research, v. 22, n. 14, p. 10873-10881, JUL 2015. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.