Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalência do perfil ansioso em pacientes com tontura crônica

Processo: 11/51266-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2011 - 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Roseli Saraiva Moreira Bittar
Beneficiário:Roseli Saraiva Moreira Bittar
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Ansiedade 

Resumo

A tontura crônica, definida como a persistência da tontura por mais de 3 (três) meses, pode ter como etiopatogenia a criação de conexões cerebrais entre o sistema vestibular e o sistema límbico. Observa-se com freqüência presença de ansiedade em pacientes que cronificam a tontura. O estudo almeja avaliar mulheres, entre 18 e 60 anos, com tontura crônica, através da anamnese e dos testes otoneurológicos padronizados no ambulatório de Otoneurologia do Hospital das Clínicas da USP e acrescentar análise do perfil psicológico baseada em testes padrões para ansiedade e para depressão. As pacientes serão também submetidas à posturografia e à ressonância funcional do encéfalo tendo como paradigma a visualização de imagens que lhes tragam sentimentos de ansiedade. Objetiva avaliar a prevalência da tontura nesta população e confirmar por imagem o aumento da atividade cerebral destas pacientes em áreas relacionadas à ansiedade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Pesquisa indica relação entre tontura persistente e ansiedade 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOHSTEN, ELIANE; BITTAR, ROSELI S. M.; STAAB, JEFFREY P. Posturographic profile of patients with persistent postural-perceptual dizziness on the sensory organization test. JOURNAL OF VESTIBULAR RESEARCH-EQUILIBRIUM & ORIENTATION, v. 26, n. 3, p. 319-326, 2016. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.