Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do papel da galectina-1 no Diabetes mellitus gestacional

Processo: 11/14554-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2011 - 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Silvia Daher
Beneficiário:Silvia Daher
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Diabetes mellitus 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diabetes Mellitus Gestacional | galectina-1 | Inflamação | Sobrepeso | Obstetrícia

Resumo

O (DMG), intolerância a glicose que surgiu ou foi diagnosticada na estação, aumenta o risco de complicações tanto para a mãe quanto para o feto. Sua etiologia é multifatorial, sendo que a obesidade representa um dos principais fatores de risco para esta doença. A galectina-1 (Gal-1), lectina que se liga a beta-galactosídeos, parece desempenhar múltiplos papéis na gestação. Exerce importante efeito modulador sobre o crescimento e a diferenciação do trofoblasto, controla também a reação inflamatória e o processo de angiogênese. Além disso, a Gal-1 atua como mediador dos mecanismos de tolerância imunológica, em sinergismo com a progesterona. Alterações na produção de Gal-1 podem ser observadas em diferentes patologias obstétricas assim como em doenças sistêmicas, entre elas o Diabetes Mellitus (DM). Recentes estudos indicam que assim como trofoblasto e células imunes, o tecido adiposo também secreta Gal-1, sugerindo que esta lectina possa participar da fisiopatologia da obesidade e do DMG. A Gal-1, assim como a adiponectina e a IL-10, tem caráter anti-inflamatório. Embora se conheça a importante relação entre Gal-1 e IL-10, ainda não foi avaliada a participação da adiponectina nesta interação, nem mesmo da Gal-1 com o grau de obesidade materna ou com DMG O principal objetivo deste estudo é avaliar o papel da Gal-1 no desenvolvimento do DMG e sua relação com a obesidade. Como objetivo secundário, pretendemos analisar a participação de IL-10 e adiponectina neste processo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUEUVOGHLANIAN-SILVA, BARBARA YASMIN; CORDEIRO, FERNANDA BERTUCCEZ; LOBO, THALITA FRUTUOSO; CATALDI, THAIS REGIANI; LO TURCO, EDSON GUIMARAES; BERTOLLA, RICARDO PIMENTA; MATTAR, ROSIANE; TORLONI, MARIA REGINA; DAHER, SILVIA. Lipid Fingerprinting in Mild versus Severe Forms of Gestational Diabetes Mellitus. PLoS One, v. 10, n. 12, . (11/14554-2)
BLOIS, SANDRA M.; GUEUVOGHLANIAN-SILVA, BARBARA Y.; TIRADO-GONZALEZ, IRENE; TORLONI, MARIA R.; FREITAG, NANCY; MATTAR, ROSIANE; CONRAD, MELANIE L.; UNVERDORBEN, LAURA; BARRIENTOS, GABRIELA; KNABL, JULIA; et al. Getting too sweet: galectin-1 dysregulation in gestational diabetes mellitus. MOLECULAR HUMAN REPRODUCTION, v. 20, n. 7, p. 644-649, . (11/14554-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.