Busca avançada
Ano de início
Entree

Manipulação da informação sensorial no controle postural em idosos caidores e não caidores

Processo: 11/07548-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2011 - 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Marcos Eduardo Scheicher
Beneficiário:Marcos Eduardo Scheicher
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Pesq. associados:Cristiane Rodrigues Pedroni ; Mauro Gonçalves
Bolsa(s) vinculada(s):11/22566-0 - Manipulação da informação sensorial no controle postural em idosos caidores e não caidores, BP.TT
Assunto(s):Geriatria  Envelhecimento  Acidentes por quedas  Postura  Equilíbrio postural  Idosos 

Resumo

O envelhecimento humano vem ocorrendo de maneira rápida. Com o avançar da idade ocorre o declínio funcional dos sistemas constituintes do corpo humano, sendo comum a diminuição da força muscular, levando a alterações no equilíbrio estático e dinâmico e, consequentemente, à quedas. A fraqueza muscular pode avançar até que uma pessoa idosa não consiga realizar as atividades comuns da vida diária, passando a ser dependente e a diminuir sua mobilidade funcional. Estudos têm investigado a manipulação da informação somatossensorial no controle postural utilizando a estratégia do toque suave em uma superfície rígida e estacionária, indicando que informação sensorial e ação motora estão intimamente relacionadas na tarefa de manter o corpo em uma determinada posição e que informações sensoriais adicionais podem ser utilizadas de forma contínua, reduzindo a oscilação corporal e, consequentemente, as quedas. Os objetivos do trabalho são: investigar o efeito da utilização de informação sensorial adicional no controle postural, eletromiografia e mobilidade de idosos com e sem história de quedas. Para isso serão avaliados 60 idosos separados em 2 grupos: Grupo 1 com idosos sem história de quedas e Grupo 2 com idosos com história de quedas, residentes na cidade de Marília, SP. O equilíbrio estático será avaliado por meio de uma plataforma de força; a mobilidade através do teste Time Up and Go a atividade elétrica por meio da eletromiografia. Após verificação da normalidade e homogeneidade dos dados, serão adotados os testes estatísticos apropriados para comparação das variáveis entre os grupos. Em todos os testes estatísticos será adotado o nível de significância de p<0,05. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCHEICHER, MARCOS EDUARDO; FONSECA, LIGIA CRISTIANE SANTOS; BORTOLLOTO, TIAGO BUSO; DE CARVALHO, ISABELA FEITOSA. A patellar bandage improves mobility but not static balance in elderly female fallers. JOURNAL OF BODYWORK AND MOVEMENT THERAPIES, v. 22, n. 2, p. 482-486, APR 2018. Citações Web of Science: 0.
ISABELA FEITOSA DE CARVALHO; TIAGO BUSO BORTOLOTTO; LIGIA CRISTIANE SANTOS FONSECA; MARCOS EDUARDO SCHEICHER. Uso da bandagem infrapatelar no desempenho físico e mobilidade funcional de idosas com história de quedas. Rev. bras. geriatr. gerontol., v. 18, n. 1, p. -, Mar. 2015.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.