Busca avançada
Ano de início
Entree

Importância relativa da reatividade glial e da expressão de MHC Classe I na manutenção de circuitos neuronais in vitro

Processo: 11/08123-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2011 - 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Alexandre Leite Rodrigues de Oliveira
Beneficiário:Alexandre Leite Rodrigues de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados:Rafaela Chitarra Rodrigues Hell ; Renata Graciele Zanon
Assunto(s):Plasticidade neuronal  RNA interferente pequeno  Neuroglia  Sinapses 

Resumo

Os astrócitos tornam-se reativos após lesão do tecido nervoso, seja por trauma ou estados patológicas. Paradoxalmente, essa resposta pode ser benéfica ou prejudicial à recuperação do Sistema Nervoso Central, o que depende de diferentes circunstâncias. No presente trabalho, investigaremos a possibilidade de manutenção dos efeitos pró-regenerativos de astrócitos cultivados in vitro, através da interferência de RNA (RNAi) para a proteína GFAP, bem como para a beta-2 microglobulina. Associado a essa técnica, procederemos ao tratamento de culturas e co-culturas (astrócitos e neurônios medulares) com uma citocina pró-inflamatória, o inteferon beta (IFN beta), recentemente demonstrado ser benéfico ao processo de regeneração nervosa. Tendo-se em vista que o aumento da produção de alguns fatores neurotróficos resulta na melhora da sobrevivência neuronal e atua sobre a plasticidade sináptica, investigaremos a expressão de BDNF e GDNF in vitro após silenciamento gênico e tratamento com IFN beta. Adicionalmente, será realizada imunocitoquímica e microscopia eletrônica de transmissão para avaliação da reatividade astrocitária (anti-GFAP e anti-S100 beta), da densidade de sinapses e da sobrevivência neuronal (anti-sinaptofisina e anti-NeuN, respectivamente). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOMBEIRO, ANDRE LUIS; RODRIGUES HELL, RAFAELA CHITARRA; SIMOES, GUSTAVO FERREIRA; DE CASTRO, MATEUS VIDIGAL; RODRIGUES DE OLIVEIRA, ALEXANDRE LEITE. Importance of major histocompatibility complex of class I (MHC-I) expression for astroglial reactivity and stability of neural circuits in vitro. Neuroscience Letters, v. 647, p. 97-103, APR 24 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.