Busca avançada
Ano de início
Entree

Difusão da arquitetura moderna no Brasil: o patrimônio arquitetônico criado pelo Plano de Ação do Governo Carvalho Pinto (1959-1963)

Processo: 11/51108-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2012 - 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Convênio/Acordo: Condephaat
Pesquisador responsável:Miguel Antonio Buzzar
Beneficiário:Miguel Antonio Buzzar
Instituição-sede: Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Arquitetura moderna 

Resumo

A produção de equipamentos públicos durante a gestão do governador Carvalho Pinto no Estado de São Paulo (1959-1963), a partir do seu Plano de Ação (PAGE), do ponto de vista da difusão da arquitetura moderna e dos compromissos que os seus protagonistas estabeleceram, configura-se como um dos momentos mais ricos dessa arquitetura. O Modernismo Brasileiro nas artes plásticas, na arquitetura e no urbanismo, desde as suas origens estabeleceu duas constantes programáticas que acabariam por marcar o seu reconhecimento de forma a tomar mais ou menos válida à experiência moderna, em função ou não da presença destas constantes nos trabalhos artísticos e arquitetônicos. Estas podem, grosso modo, ser definidas como o caráter nacional da produção moderna local e o compromisso do modernismo com a modernização do país. Sem negar essas duas características, mas trazendo ao primeiro plano da arquitetura a questão social através da produção de equipamentos públicos, as obras implementadas pelo PAGE, valendo-se da hegemonia já alcançada pela Arquitetura Moderna nos anos 1950, incrementaram sua difusão e o desenvolvimento da linguagem moderna, não se limitando as obras realizadas à repetição de soluções estabelecidas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)